Startup portuguesa de hortas urbanas considerada uma das 15 mais disruptivas da América Latina



A Noocity Ecologia Urbana, startup sediada no Porto e com filial em São Paulo, no Brasil, está entre as 15 mais disruptivas da América Latina. A empresa está neste momento em Washington, nos Estados Unidos, a participar no evento Demand Solutions, uma concurso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre ideias para melhorar as vidas nas cidades, e já foi seleccionada entre 200 projectos de 19 países da América Latina e Caribe.

“[Queremos] contribuir para uma melhoria das condições de vida nas grandes cidades, apresentando as hortas urbanas como uma solução para os espaços inutilizados ou abandonados”, explica a Noocity em comunicado.

Na Demand Solutions estarão presentes investidores, líderes das principais universidades e fundações, empresários e altos funcionários do Governo dos Estados Unidos da América. O evento irá culminar com um Venture Night, momento em que as startups apresentam as suas soluções à audiência e o júri selecionada aquela que apresenta maior potencial.

Recorde-se que o Noocity Growbed, produto da empresa, é um sistema de horta urbana com sub-irrigação e auto-rega. Fácil de montar e de baixa manutenção, ele permite cultivar uma grande variedade de plantas, frutos, vegetais e ervas medicinais em qualquer lugar (varandas, pátios ou coberturas).

A Noocity surgiu em 2013 pela mão de três amigos – José Ruivo, Pedro Monteiro e Samuel Rodrigues -, que se conheceram no Brasil, onde realizaram experiências em agricultura e permacultura.

Já em Portugal, com o objectivo de desenvolver uma horta no terraço, os três amigos criaram os primeiros protótipos de sistemas de hortas verticais e hortas horizontais (sistemas de sacos especiais que permitem ser cultivados e podem ser pendurados em qualquer lugar). Quando perceberam que não havia nada semelhante no mercado decidiram criar a própria empresa.

Além dos sistemas de hortas verticais e horizontais, esta start-up tem ainda em fase de protótipo um vermicompostor e uma estufa. Todos os produtos comercializados pela Noocity são produzidos em Portugal.

A startup luso-brasileira está também a frequentar a 5ª edição da Escola de Startups do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

[nggallery id=892 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...