O contributo do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável

O contributo do voluntariado para a sustentabilidade é inegável e manifesta-se nas suas três dimensões fundamentais: ambiental, social e económica. Desde logo, trata-se de uma ferramenta prática de intervenção, mas também de educação, sensibilização e cidadania ativa.

Reciclar vidro: a circularidade perfeita que nos está a escapar

Portugal vive um momento crucial de transição para uma economia circular e aquilo a que assistimos é um verdadeiro paradoxo que não pode ser ignorado. Se a circularidade da economia é assumidamente uma prioridade estratégica e ambiental, porque é que a reciclagem está abaixo do seu verdadeiro…

Este Natal vamos ser mais generosos com as embalagens?

A sociedade de consumo chegou ao Natal. Na verdade, já lá está há muito tempo e, embora cada um de nós possa fazer um melhor planeamento e estar mais consciente nesta época festiva, é natural que a quantidade de embalagens que entram em nossa casa se intensifique, num curto espaço de tempo.

A COP serve para alguma coisa?

Quando digo a alguém que trabalho em clima, as reações raramente me surpreendem. Muitas vezes, surge um interesse genuíno, noutras, um desdém tão subtil quanto previsível. E há sempre aquele instante constrangedor quando descubro que, do outro lado, o seu ganha-pão depende da indústria fóssil.

O Futuro é de Madeira

Hoje, o setor da construção é responsável por quase 40% das emissões globais de CO2. As cidades tornaram-se os maiores emissores de carbono do planeta, e o custo ambiental de cada edifício ergue-se como uma fatura que as gerações futuras terão de pagar.

Tecnologia ao Serviço da Sustentabilidade

A sustentabilidade deixou de ser uma tendência e tornou-se uma exigência global. No entanto, para muitas empresas, especialmente as PME, adotar práticas sustentáveis ainda parece um desafio distante, algo reservado a grandes corporações com vastos recursos.

Tradição e ciência no renascer da Agricultura Regenerativa

A agricultura sintrópica — um tipo específico de agrofloresta que organiza plantas em estratos, como uma floresta “acelerada” pela mão humana — já não é uma curiosidade alternativa. É engenharia ecológica baseada em princípios científicos sólidos: estratificação para maximizar fotossíntese, sucessão…

Sustentabilidade é também poder escolher

A energia é, hoje, um dos maiores fatores estratégicos para as empresas. Quem aposta em soluções próprias de produção consegue reduzir a exposição às oscilações do mercado e ganhar maior estabilidade no dia a dia. Por isso, falar de sustentabilidade não é apenas falar de ser “verde”, é também falar…