Tinta especial absorve energia e permite aos automóveis brilharem à noite



E se o seu carro brilhasse durante a noite, de forma a se tornar mais visível na estrada? Esta foi a pergunta à qual a Nissan procurou responder nos últimos dias, uma experiência que a levou a preparar uma tecnologia que permite aos carros brilharem no escuro, de forma a se tornarem mais visíveis na estrada. O fabricante japonês foi o primeiro a aplicar uma tinta absorvente ultravioleta à produção automóvel, que absorve a energia durante o dia para que possa brilhar à noite.

Desenvolvida a partir de materiais orgânicos e outros raros, a tinta é conhecida por Starpath – algo como “caminho das estrelas”, em português – e foi inventada pelo escocês Hamish Scott, que também é responsável pelas ciclovias brilhantes de Cambridge, Inglaterra. De acordo com o Autoexpress, a tinta é visível durante 10 horas e tem uma duração de 25 anos.

Ainda assim, o facto de ela ser desenvolvida a partir de materiais raros torna-a imprópria para uma produção em massa. A alternativa, explica o Autoexpress, é uma espécie de embrulho ultravioleta que pode ser comprado e aplicado nos actuais carros dos consumidores.

A experiência de equipar um Nissan Leaf com a Starpath teve como pano de fundo a demonstração de que é cada vez maior o número de proprietários deste carro eléctrico a carrega-lo através da energia solar.

A Nissan afirma que o seu carro ecológico custa menos de €0,02 (R$ 0,08) por 1,6 quilómetros e que 89% dos proprietários do Leaf no Reino Unido carregam os seus carros à noite.

[nggallery id=1523 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...