Todos os mamíferos e pássaros têm consciência, diz neurocientista canadiano
Todos os mamíferos, aves e alguns outros animais, incluindo os polvos, têm consciência. A tese, que está a ser defendida pelo neurocientista canadiano Philip Low, tem o apoio de outros colegas da área e, inclusive, do físico Stephen Hawking.
Low, pesquisador da Universidade de Stanford e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e outros 25 cientistas entendem que as estruturas cerebrais que produzem a consciência nos humanos também podem ser encontradas em animais.
“As áreas do cérebro que nos distinguem dos outros animais, como o córtex cerebral, não são as que produzem a consciência”, revelou o cientista. “Se o restante do cérebro é responsável pela consciência e essas estruturas são semelhantes entre seres humanos e outros animais, como mamíferos e pássaros, concluímos que esses animais também possuem consciência”.
Assim, Low afirma que “a habilidade de sentir dor e prazer em mamíferos e seres humanos é muito semelhante”.
“Quando um cão está com medo, a sentir dor ou feliz em ver o seu dono, são activadas no seu cérebro estruturas semelhantes às que são activadas em humanos quando demonstramos medo, dor e prazer. Um comportamento muito importante é o autorreconhecimento no espelho. Os golfinhos, chimpanzés, bonobos, cães e uma espécie de pássaro chamada pica-pica conseguem fazer isso”, explicou o cientista à Veja.
Esta descoberta poderá impactar a sociedade a longo prazo. “Penso que a sociedade dependerá menos dos animais, será melhor para todos. O mundo gasta €16,2 mil milhões (R$40 mil milhões) por ano para matar 100 milhões de vertebrados em pesquisas médicas. A possibilidade de um remédio advindo desses estudos ser testado em humanos (apenas teste, pode ser que nem funcione) é de 6%. É uma péssima contabilidade”, conclui.