Top 10: As maiores cobras do mundo



Medir e listar as maiores cobras do mundo não é tarefa fácil. Além dos perigos óbvios de se aproximar de uma cobra com uma fita métrica, as cobras não tendem a ficar paradas numa linha completamente reta com muita frequência. Por isso, se quiser medir uma cobra (embora não o aconselhemos a tentar!), é melhor que ela esteja fortemente sedada antes de começar.

A “Science Focus” reuniu algumas das maiores serpentes do mundo, pelo menos em termos de comprimento, e organizámo-las num prático top 10.

Segundo a mesma fonte, muitos fatores podem afetar o peso e o tamanho das serpentes, por isso, para manter as coisas relativamente precisas, a nossa lista inclui medidas tiradas de exemplares selvagens (uma vez que as serpentes em cativeiro tendem a ser mais pesadas e a crescer mais devido ao fácil acesso a alimentos).

Finalmente, “devido à falta de fiabilidade dos dados existentes, esta lista deve ser encarada com alguma cautela”.

10. Cobra-rei-castanha – Pseudechis australis

A Cobra-rei-castanha é uma espécie altamente venenosa, nativa de grande parte da Austrália. Foi registada com comprimentos de até 3,3 m na natureza. Embora não seja tão perigosa como algumas das outras espécies de serpentes da Austrália, o seu veneno pode causar coágulos sanguíneos e lesões musculares se for administrado a humanos em quantidades suficientemente grandes.

9. jiboia-constritora

As jiboias-constritoras são serpentes não-venenosas que habitam zonas tropicais do continente americano. Alimentam-se de pequenos mamíferos, que matam por constrição, envolvendo o corpo da presa e sufocando-a. Apresentam uma grande variação de cores e padrões que as ajudam a misturar-se com o ambiente que as rodeia. Em média, são conhecidas por crescerem até 4 m na natureza, sendo as fêmeas geralmente maiores do que os machos.

8. Mamba-negra- Dendroaspis polylepis

Igualmente à vontade no solo ou nas árvores, a mamba negra é uma das cobras mais formidáveis do mundo. Embora, em média, só tenda a crescer até aos 3 m, sabe-se que alguns adultos atingem 4,3 a 4,5 m na natureza. Quando ameaçada, esta serpente pode atacar a grande distância, viajando a 16km/h e dando uma rápida sucessão de mordidelas com as suas presas ultra-afiadas.

Mamba-negra @Tim Vickers

 

7. Pitão indiano – Python molurus

Talvez mais conhecida como Kaa em “O Livro da Selva” de Rudyard Kipling (e no filme da Disney com o mesmo nome), a pitão indiana não é venenosa, mas também é bastante lenta e pesada. O maior espécime registado foi encontrado no Paquistão, com 4,6 m de comprimento e uns robustos 52 kg de peso.

@Alamy

 

6. Cobra-rei – Ophiophagus hannah

A cobra-rei é a cobra venenosa mais comprida da nossa lista, com um comprimento médio de 3,2 a 4 m, com um indivíduo registado com 5,85 m na natureza. Elas tendem a se alimentar de outras cobras, incluindo outras cobras-reais, mas são capazes de administrar uma dose fatal de veneno neurotóxico a um ser humano se ameaçadas.

5. Pitão-das-rochas-africano – Python sebae

A maior espécie de serpente de África e membro do grupo das constritoras, a piton-das-rochas-africana é temível e é conhecida por comer ocasionalmente um macaco ou um crocodilo. Na natureza, pode atingir os 6 metros de comprimento e tem estômago para isso. São também conhecidas pela sua forma triangular característica por baixo dos olhos e pelas suas fileiras de dentes afiados.

@Tigerpython

 

4. Pitão-birmanês- Python bivittatus

A deslumbrante pitão birmanesa pode crescer até 5 m de comprimento, sendo que o detentor do recorde oficial é uma cobra chamada “Baby”, que atingiu um comprimento de 5,74 m. No entanto, isto não é nada em comparação com um indivíduo que foi estimado em 8,2 m, embora este avistamento – e de facto a medição – não seja oficial. Infelizmente, devido ao comércio ilegal de animais de estimação, esta serpente é atualmente considerada uma espécie invasora na Florida, EUA.

3. Pitão ametista – Morelia amethistina

Também conhecida como pitão do mato, esta serpente é nativa da Indonésia, Austrália e Papua Nova Guiné. Foi notado que elas se alimentam de cangurus e pequenos roedores, escondendo-se perto de fontes de água, e também são conhecidas por serem boas nadadoras. Na natureza, medem cerca de 5 m, como esta sensação da Internet. No entanto, pensa-se que podem crescer até mais de 8,5 m.

2. Pitão-reticulado – Python reticulatus

A serpente mais comprida registada em cativeiro foi uma pitão reticulada que atingiu 10 m de comprimento. Na natureza, estas serpentes tendem a ser mais pequenas, com um indivíduo de 8 m capturado em 2016 num estaleiro de construção na Malásia. Reticulado significa uma grelha ou rede, e refere-se aos padrões na pele da cobra, que são altamente distintivos

@Mariluna

1. Anaconda verde – Eunectes murinus

A anaconda verde é normalmente encontrada na América do Sul e é um membro da família das jibóias, o que significa que não é venenosa, mas usa a constrição para matar as suas presas. Com um peso médio de até 80 kg, provavelmente não precisa de esperar muito tempo até que o seu almoço esteja pronto. Pensa-se que é a espécie de serpente mais pesada do mundo, e também uma das mais longas, com até 9m. A localização e medição desta espécie é complicada devido à distância do seu habitat, com relatos não confirmados de indivíduos que atingem uns impressionantes 11m.

@LA Dawson




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...