Top 10: Que animais têm a mordida mais forte?



A força de mordida de um animal depende em grande parte dos músculos da mandíbula, bem como do osso maxilar e da área de superfície dos dentes – mas também depende do tamanho do seu almoço. Uma vez que a força de um músculo depende da sua extensão, a força de mordida de um animal depende do tamanho do que está a morder, segundo um estudo da Universidade de Brown.

A força de mordida é medida em quilos por polegada quadrada, psi ou trata-se da pressão que o animal exerce sobre a sua comida ou presa azarada.

Os investigadores utilizaram modelos informáticos baseados em múltiplas imagens de raios X geradas por um scanner de tomografia computorizada (CT) de crânios de tubarão, para estimar a força de mordida de um grande tubarão-branco (Carcharodon carcharias).

Segundo a “Science Focus”, dependendo do tamanho do tubarão, a equipa, liderada por Steve Wroe, estimou uma força de mordida de quase 4000 psi, o que coloca o tubarão-branco na segunda posição da força de mordida mais forte. No entanto, como esta força ainda não foi medida diretamente a partir de um espécime vivo, não a incluímos na nossa lista dos animais com a mordida mais forte.

Então, quem tem as mandíbulas mais poderosas? De todos os animais vivos na Terra atualmente, o crocodilo do Nilo tem a mordida mais forte, com 5.000 psi.

Aqui estão os 10 animais com as mandíbulas mais temíveis do mundo:

  1. Hiena (1.100 psi)

Distribuição: África Subsaariana

A força da mordida da hiena é utilizada para moer os ossos para chegar à medula saborosa.

As hienas têm pré-molares de forma cónica, dentes especializados para partir e esmagar ossos. Juntamente com as suas fortes mandíbulas e molares largos, estes mamíferos carnívoros semelhantes a cães asseguram que nenhuma parte da carcaça é desperdiçada. Graças ao ácido clorídrico altamente concentrado no seu estômago, podem mesmo digerir ossos.

9. Urso pardo (1.160 psi)

Distribuição: Canadá e EUA

A força de mordida do urso pardo é utilizada para: Rasgar a carne do animal, quebrar os ossos de presas grandes

Há uma razão para os caminhantes serem aconselhados a evitar os ursos pardos sempre que possível. Para além do seu enorme tamanho e das suas garras afiadas, têm uma mordida suficientemente forte para esmagar uma bola de bowling… ou um crânio humano, sem vacilar.

Fotografia DR

8. Urso polar (1.200 psi)

Distribuição: Círculo Polar Ártico

A força de mordida do urso polar é utilizada para: Mastigar a espessa gordura dos animais do Ártico

Entre os ursos (Ursidae), os ursos polares têm a mordida mais forte. São também a única espécie de urso a ser considerada como mamífero marinho. Os seus grandes dentes caninos podem crescer até 5 cm, que utilizam para as suas presas do Ártico, principalmente focas aneladas e barbudas. Mas os ursos polares não são exigentes, também se alimentam de carcaças ou de outros mamíferos, vegetação, aves e ovos.

7. Gorila (1.300 psi)

Distribuição: Florestas da África Central

A força de mordida do gorila é utilizada para: Mastigar ramos duros e arrancar a casca das árvores

Apesar da sua mordida poderosa, os gorilas são maioritariamente vegetarianos. Utilizam as suas poderosas mandíbulas para arrancar a casca, primeiro da árvore e depois, no caso de árvores como a Milícia, para separar a casca exterior (que é deitada fora) da casca interior doce.

6. Tubarão-touro (1.350 psi)

Distribuição: Zonas costeiras quentes, rios e lagos em todo o mundo

A força da dentada do tubarão-touro é utilizada para: Uma dieta muito variada, desde ostras e tartarugas a hipopótamos bebés e outros tubarões

Um tubarão-touro tem mais dentes do que outras espécies de tubarões, até 350 dentes de cada vez. A boca de um tubarão funciona como uma correia transportadora: à medida que um dente velho, perto da extremidade da mandíbula, cai, um dente da fila de trás avança para o substituir.

Isto significa que podem crescer até uns impressionantes 50.000 dentes numa vida! Não admira que os dentes de tubarão sejam tão comuns no registo fóssil.

5. Jaguar (1.500 psi)

Distribuição: Sudoeste dos EUA, América Central, América do Sul

A força de mordida do jaguar é utilizada para: Cortar a pele blindada de um crocodilo, carapaças de tartarugas e cágados, e esmagar ossos

Como caçadores oportunistas, as onças atacam praticamente qualquer coisa. Com uma mordida poderosa na parte de trás do crânio, podem derrubar animais até quatro vezes o seu próprio peso.

4. Hipopótamo (1.800 psi)

Distribuição: África subsaariana

Força da dentada do hipopótamo utilizada para: Defesa contra predadores de topo, ou ataque/defesa contra outros hipopótamos

Com a maior boca e os maiores dentes de todos os mamíferos terrestres, os dentes caninos de um hipopótamo medem normalmente 71 cm e estão continuamente a crescer. O maior dente canino de um hipopótamo alguma vez registado tem uns impressionantes 122 cm!

3. Jacaré americano (2.125 psi)

Distribuição: Sul dos EUA

Força de mordida do jacaré americano utilizada para: Emboscar uma presa, qualquer presa

Como predadores oportunistas, os jacarés ficam à espera das presas mais fáceis. Desde cobras, peixes e tartarugas a mamíferos e anfíbios, até insectos, não são exigentes. Quanto à força? Investigadores da Florida State University descobriram que a mordida de um jacaré pode levantar um pequeno camião.

2. Crocodilo de água salgada (3.700 psi)

Distribuição: Índia, Sudeste Asiático, Austrália

Força de mordida do crocodilo de água salgada utilizada para: Agarrar-se à presa enquanto faz um rolo mortal

O crocodilo de água salgada, ou “saltie” como é carinhosamente conhecido na Austrália, é o maior réptil (vivo) do mundo. Os machos podem atingir 7 m de comprimento e pesar cerca de 1.000 kg, sendo as fêmeas ligeiramente mais pequenas.

Espreitando à beira da água, emboscam as suas presas com um violento ataque. São muitas vezes referidos como “fósseis vivos” e mantiveram-se praticamente inalterados em 100 milhões de anos.

1. Crocodilo do Nilo (5.000 psi)

Distribuição: África subsariana

Força de mordedura do crocodilo do Nilo utilizada para: Esmagar a presa antes de a engolir, muitas vezes inteira

Embora os crocodilos do Nilo sejam mais pequenos do que os crocodilos de água salgada, estão no topo da lista das mordidas mais poderosas.

Agressivos e extremamente territoriais, dão bom uso à sua poderosa mordida. Os crocodilos do Nilo abatem qualquer presa que se atreva a aventurar-se perto da água, embora a sua dieta seja principalmente peixe.

@David Havel / Shutterstock.com

 

Qual é a força de mordida de um ser humano?

Embora tenhamos uma força de mordida mais forte do que alguns dos nossos outros parentes primatas, a força de mordida humana média é de 162 psi. Isso significa que o crocodilo do Nilo, no topo da lista, tem uma força de mordida mais de 30 vezes superior à de um ser humano!

O recorde mundial para a mordida humana mais forte foi estabelecido por Richard Hoffman, com uma força de mordida mais de seis vezes mais poderosa do que a média humana. Foi medido durante um teste de investigação utilizando um gnatodinamômetro  na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade da Florida, em 1986.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...