Urinol que também é lavatório ajuda a poupar água (com FOTOS)



O designer lituano Kaspars Jursons está a tentar ajudar a resolver a escassez de água na Europa, redesenhando as casas de banho masculinas. O seu novo urinol inclui uma torneira e um lavatório onde é possível lavar as mãos.

“Não é apenas uma peça de arte extravagante”, disse ele. “A ideia assenta na função e no consumo. Estás a lavar as mãos no lavatório por cima do urinol e a água que corre é a mesma que é usada como autoclismo. Não tens de usar água duas vezes, como quando se usa o urinol e se lavam as mãos em separado.”

A torneia é activada através de um sensor e Jursons considera que o facto de esta estar localizada mesmo por cima do urinol garante uma outra necessidade fundamental: a de lavar as mãos depois de urinar. “É mais adequado para a higiene do que um urinol comum e para os homens que não lavam as mãos.”

O sistema, chamado Stand, tem um valor de cerca de €460 (R$ 1.333) por unidade. Está a ser fabricado numa pequena linha de produção e já foi vendido para compradores na Noruega, Alemanha, Rússia, Polónia e Letónia.

Estão agora a ser instalados vários urinóis numa sala de concertos em Riga, na Letónia, onde Jursons relata que os mecanismos estão a trabalhar bem e que já serviram para poupar milhares de litros de água.

Segundo o NPR, o designer adianta que a sua próxima criação será uma combinação de sanita e lavatório que, não só economiza água como também economiza espaço na casa de banho. Ao menos, as senhoras vão poder sentir-se mais incluídas nos conceitos deste artista.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...