Veículos eléctricos vão custar o mesmo que os tradicionais em 2025
Um dos grandes óbices à compra dos veículos eléctricos ou híbridos é o seu preço, que, mesmo com incentivos e subsídios estatais, não consegue competir com o dos veículos ditos tradicionais.
Porém, o preço dos veículos eléctricos tem descido nos últimos anos e, em 2025, deverá concorrer directamente com o dos carros tradicionais, segundo um estudo da Bloomberg New Energy Finance, citado pelo Inhabitat. De acordo com o relatório, o custo das baterias vai descer tanto que, dentro de nove anos, os consumidores não terão de pagar mais por um carro a electricidade.
Em 2007, recorda o Bloomberg New Energy Finance, o preço das baterais chegava aos €920 por kWh. Em 2014, este valor já estava nos €275 por kWh e, no próximo ano, ficará nos 210 por kWh.
“Nos próximos anos, a relação custo-vantagem continuará a pertencer aos carros tradicionais, pelo que não esperamos que os veículos eléctricos excedam as 5% de vendas na maioria dos mercados – excepto nos locais onde ainda há subsídios”, explicou Salim Morsy, analista sénrioe e autor do estudo. “No entanto, esta comparação de custos vai alterar-se radicalmente a partir de 2020”, concluiu.
Foto: Keoni Cabral / Creative Commons