Voluntariado: ir de Alenquer até Vila Real para ajudar a limpar os rios (com VÍDEO)



Em Setembro de 2011, a Câmara Municipal de Vila Real e os parceiros do Programa de Preservação da Biodiversidade da cidade organizaram uma Rede Local de Voluntariado (RLV), uma iniciativa direccionada para a reunião dos cidadãos em torno da preservação da biodiversidade do concelho.

Hoje, dois anos depois, o projecto Rogas dos Rios junta já 150 voluntários na preservação do património ambiental de Vila Real e das suas inúmeras aldeias. Um dos principais objectivos é recolher resíduos dos cursos de água de Vila Real, para os tornar mais atractivos ao público.

Roupa, baldes, carpetes… nas margens do rio Tanha encontra-se de tudo. “Gosto de projectos de voluntariado, achei engraçado que a câmara de Vila Real tivesse organizado esse tipo de projectos. Sou da zona de Alenquer e lá não há este tipo de actividades”, explicou ao Economia Verde a voluntária Carla Luís.

As acções de limpeza organizam-se em época em que os rios e ribeiras têm menos água e segundo Miguel Esteves, vereador do Ambiente da câmara de Vila Real, o segredo do sucesso da iniciativa está no apoio e entusiasmo dos mais novos. “Sensibilizando as crianças conseguimos chegar, mais rapidamente, aos adultos”, explica o responsável.

Veja o episódio 128 do Economia Verde.

Foto: Sob licença Creative Commons

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...