20 razões para visitar Lisboa



O The Sydney Morning Herald é o principal jornal da Austrália, sendo publicado todos os dias na mais antiga e popular cidade deste país-continente, Sydney. É também, ele próprio, o mais antigo jornal australiano, publicado desde 1831.

O Morning Herald foi também um dos mais recentes jornais a deixar-se enamorar pela beleza de Lisboa, como bem demonstra o artigo “Twenty Reasons to visit Lisbon” (“Vinte razões para visitar Lisboa”, em português).

Convidado pelo Bairro Alto Hotel, o jornalista Shaney Hudson explorou a cidade, as suas vistas, ruas e avenidas e escreveu várias linhas sobre a viagem. Veja-as na sua versão original (em inglês) e, caso tenha pouco tempo para o fazer, veja o resumo que lhe preparámos.

20 razões para visitar Lisboa, segundo o Sydney Morning Herald.

1.Miradouros

Lisboa é uma cidade cheia de paisagens. Pressionada contra o rio Tejo, as sete colinas combinam-se para criar uma cidade de vistas deslumbrantes. No topo das colinas existem miradouros, uma série de praças pedonais que oferecem uma magnífica vista da cidade.

2.Praça do Comércio

A tour da cidade começa na Praça do Comércio, a grande praça neoclássica que ancora a cidade ao reio Tejo. Andem pela margem do rio para sentirem a cidade.

3.Pastéis

Sigam o vosso nariz até aos Pastéis de Belem, uma pastelaria com 175 anos que se especializa nestes pastéis portugueses.

4.Sítio arqueológico da Rua dos Correeiros

Este local faz parte da onda de galerias de arte, financiadas pela filantropia, que abriram em Espanha e Portugal. Nestas ruínas existe uma casa de banhos e os vestígios de um antigo mercado de peixe romano.

5.Eléctrico 28

As carruagens do Eléctrico 28 passeiam pelas Colinas do Bairro Alto, Baixa e até Alfama e são uma das aventuras mais entretidas da cidade. Gozem as vistas da Sé e Castelo de São Jorge, agarrem-se aos bens valiosos e estejam preparados para as travagens.

6.Castelo

O Castelo de São Jorge domina a paisagem da cidade. A impressionante fortaleza que o rodeia foi construída no século XI durante a ocupação moura e o grande ponto alto de uma visita é a magnífica vista da cidade e do rio.

7.We Hate Tourism Tours

Estas divertidas e diferentes tours turísticas mostram aos turistas a cidade e os seus subúrbios à maneira dos locais. Jantares de pequenos grupos, passeios de jipes na cidade e Sintra, Cascais e Belém fazem parte do menu.

8.Convento do Carmo

O Convento do Carmo é uma lembrança poderosa do terramoto de 1755. As paredes desta igreja gótica permaneceram de pé, mas o telhado e arcos sucumbiram. O melhor é visitar a igreja numa hora matinal, enquanto o sol ilumina o chão deserto, dando-lhe um ar contemplativo.

9.Feira da Ladra

Realizada em Alfama às terças e sábados, deve chegar-se cedo à Feira da Ladra, para não encontrarmos uma série de lixo, e comprar imediatamente o que queremos. Se não o fizermos, outros o levarão rapidamente.

10.Elevador de Santa Justa

Inesperado e icónico, este elevador de ferro é a atracção mais surpreendente de Lisboa, uma espécie de mistura entre a Torre Eiffel e uma torre de controlo de tráfego aéreo.

11.Torre de Belém

É um dos pontos altos de Lisboa e uma dos monumentos mais pitorescos da Europa. Vale bem a pena os 15 minutos de viagem de eléctrico desde o centro da cidade.

12.Mosteiro dos Jerónimos

Uma caixinha de doces arquitectural, o Mosteiro dos Jerónimos é um exemplo fantástico do estilo Manuelino e a principal atracção turística de Lisboa.

13.Museu Berardo

A colecção Berardo de arte moderna contemporânea é o ponto alto do Centro Cultural de Belém, bem perto dos Jerónimos. Inclui quadros de Salvador Dali, Andy Warhol, Joan Miró e Pablo Picasso.

14.Comer

Uma das melhores coisas de Lisboa são os seus jantares. Desde o café expresso, de manhã, a mariscos interrompidos por fado ou até a haute cuisine, que continua a ser dominada pelo chef José Avillez.

15.Bairro Alto Hotel

Depois de um dia fora, relaxem no terraço íntimo do Bairro Alto Hotel, regularmente votado um dos melhores terraços-bar da cidade.

16.Mude

Mesmo perto do arco do triunfo da Rua Agusta está o museu da moda e design, o Mude. É um espaço relaxante.

18. Pavilhão Chinês

Inesquecível da parte de fora, o Pavilhão Chinês está a poucos minutos do Bairro Alto e merece a pena visitar.

19.Fado

Pergunte ao vosso hotel uma recomendação quanto ao melhor local para ouvir fado e tentem reservá-lo. Caso contrário, podem acabar do lado de fora do bar, com um copo de vinho na mão e a ouvir a música da rua.

20.Oceanário

Apesar de ser uma cidade cheia de luz, também há dias de chuva e, nestes, o Oceanário é uma atracção fantástica, que merece a pena visitar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...