Investigador traz para Portugal a primeira bolsa ERC em Economia
Alex Armand, investigador da Nova SBE – Nova School of Business & Economics, acaba de trazer para Portugal a primeira bolsa do European Research Council (ERC) em Economia. O financiamento de 1,4 milhões de euros vai permitir o desenvolvimento do projeto “O impacto global da contaminação das águas costeiras no desenvolvimento económico”.
As águas costeiras saudáveis desempenham um papel crítico para a segurança alimentar global. Em todo o mundo, o oceano sustenta a subsistência de mais de 3 mil milhões de pessoas, a grande maioria das quais vive em países de baixo e médio rendimento. Evidências recentes mostram que a contaminação humana das águas costeiras está a ter um impacto significativo na vida marinha. Com uma grande parte das comunidades a dependerem da pesca para sobreviver, é provável que este problema já esteja a ter um impacto negativo no desenvolvimento socioeconómico local destes países. No entanto, o conhecimento sobre este fenómeno é ainda muito limitado.
“Este projeto não só responderá à necessidade de produção de conhecimento científico sobre as consequências da poluição para o desenvolvimento humano, mas também contribuirá para fundamentar as decisões políticas, pois as organizações internacionais reconhecem a necessidade de uma ação global urgente para prevenir todos os tipos de poluição marinha”, explica o investigador italiano. “A bolsa ERC ajudará a entender e quantificar os mecanismos locais e globais associados à poluição, fornecerá novos instrumentos para investigação neste campo e centrar-se-á na previsão de impactos futuros para que se possam criar melhores políticas de proteção do meio ambiente.”
Daniel Traça, Dean da Nova SBE, salienta que “é com enorme orgulho que a Nova SBE acolhe aquela que é a primeira bolsa ERC atribuída a economia em Portugal. A investigação de Alex Armand é pioneira e representa a aposta que a Nova SBE tem vindo a fazer em criar condições para o desenvolvimento de projetos de vanguarda com impacto na sociedade e no mundo.”