Época balnear vai abrir com 594 praias vigiadas



A chegada das temperaturas quentes e do bom tempo é sinónimo, para muitos portugueses, de começar a ir à praia. Este ano, a época balnear vai integrar 594 praias de banhos, mais 20 do que no ano passado, ou seja, praias com vigilância e assistência por parte de nadadores-salvadores. Além disso, estarão ainda à disposição 654 águas balneares, um aumento de 11 face ao ano anterior. O anúncio foi dado ontem na Portaria n.º 141-A/2022, de 5 de maio, assinada por Helena Carreiras, Ministra da Defesa Nacional, e Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Afinal, quando inicia a época balnear? A resposta não é concreta, já que varia entre localidades. Este sábado, os banhistas dos concelhos de Cascais, Porto Santo e Porto Moniz podem ver já aberta a época balnear. Segue-se a 15 de maio as praias do distrito de Faro. Já as restantes praias situadas no centro e sul do país, só verão esta abertura a 1 de junho. Relativamente às águas interiores, ou seja, rios e lagos onde existe a prática balnear, esta época vai sendo aberta nos meses de junho e julho.

Como revela o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, “a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizará, durante toda a época balnear, análises para avaliar se as águas se encontram aptas para o banho, garantindo, assim, uma maior segurança aos utentes.”

Informações acerca das praias e respetiva avaliação das águas, pode ser consultada na app Info Praia, disponível para Android e iOS.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...