6 dicas para começar a correr e evitar lesões
A corrida está na moda e atrai um número crescente de adeptos a cada dia que passa. Grande parte do sucesso da corrida deve-se também ao facto de poder ser praticada a qualquer hora, sem estar sujeito aos horários impostos pelo ginásio, e à praticidade, já que basta calçar as sapatilhas e sair a correr. No entanto, há que ter em conta uma série de conselhos para que o treino não seja prejudicial para o corpo.
Para praticar este desporto da melhor maneira possível, o site espanhol ABC partilha uma série de dicas e truques para obter o maior rendimento durante o treino, evitando lesões.
Leia tudo sobre corridas e corredores no nosso agregador irmão, O Meu Bem Estar.
1.Paciência
Correr é uma modalidade bastante agressiva devido ao contacto que existe com o solo. Nas primeiras vezes é normal que não se sinta confortável a correr. É necessário haver um período de adaptação que pode durar cerca de um mês.
2.Avance progressivamente
Um conselho que se destina a pessoas que são sedentárias. O ideal é começar por intercalar corrida com caminhada, quer dizer, correr um minuto e caminhar três.
3.Controlar o peso
Combinar a prática de exercício físico com uma alimentação equilibrada vai ajudá-lo a perder peso em pouco tempo. No caso de uma pessoa que nunca correu e que tenha excesso de peso, recomenda-se fazer bicicleta elíptica ou estática antes de começar a correr.
4.Escolher bem o material
Correr é um dos desportos mais económicos que existem. O equipamento deve incluir calções e t-shirt respirável e, sobretudo, umas boas sapatilhas. O ideal é pedir aconselhamento numa loja da especialidade, uma vez que o calçado deve adaptar-se ao peso e pisada de cada pessoa. Existem três tipos de pisada:
-Pronadora (Quando pisamos com a parte interior)
-Neutra (Quando com a parte central).
-Supinadora (Quando pisamos com a parte exterior do pé).
5.Fortalecer os músculos
O ideal é combinar a corrida com exercício de ginásio para fortalecer os músculos e consultar o fisioterapeuta para relaxar os músculos caso tenha treinado muito.
6.Adaptar a técnica
Cada pessoa tem uma maneira diferente de correr. É necessário adaptar a técnica de corrida às características de cada um.
Foto: Adrià Ariste Santacreu / Creative Commons