Empresa sueca diz que criou sistema de energia solar mais eficiente do mundo (com FOTOS)



A empresa sueca Ripasso está a anunciar a criação de um novo sistema de geração de energia solar que, segundo ela, é o mais eficiente do mundo, explica o The Guardian. O sistema utiliza tecnologia militar e um motor de emissões zero inventado por um engenheiro escocês no século XIX e está já a ser testado no deserto do Kalahari, África do Sul.

De acordo com o jornal inglês, a invenção pretende tirar partido do intenso sol sul-africano, pelo que a região foi a escolhida para o teste. “Toda a nossa equipa foi contratada na África do Sul e o sistema foi todo fabricado lá, com mão-de-obra local. E está a funcionar perfeitamente”, explicou Gunnar Larsson, CEO da Ripasso.

Este é o único sistema de energia solar concentrado e de pequena escala a funcionar no mundo, explica a empresa. Cerca de 34% da energia do sol que atinge os espelhos é directamente convertida para energia disponível – os painéis solares tradicionais apenas conseguem converter metade deste valor.

Os painéis fotovoltaicos tradicionais conseguem transformar 23% da energia solar que recebem em electricidade, mas este valor é reduzido para os 15% antes de esta ser armazenada para a rede.

O sistema baseia-se num prato gigante com cerca de 100 metros quadrados, que consegue rodar e seguir o sol. O objectivo passa por captar sempre o máximo de energia solar.

Testes independentes realizados pela empresa IT Power, no Reino Unido, confirmaram que um único prato por gera 75 a 85 megawatt horas de electricidade por ano, o suficiente para electrificar 24 casas britânicas. Para conseguir chegar a estes valores, uma fábrica de carvão precisa de libertar 81 toneladas métricas de CO2 para a atmosfera.

[nggallery id=1814 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...