As espécies alienígenas dos mares das Caraíbas (com FOTOS)
Uma equipa de investigadores apoiados pelo Governo dos Estados Unidos embarcou numa viagem às profundezas dos mares das Caraíbas para explorar as águas em redor de Porto Rico e das Ilhas Virgem norte-americanas. O objectivo era recolher imagens das espécies, com aspecto bastante alienígena, que habitam nas profundezas destas águas.
A expedição demorou 52 dias e terminou recentemente. A primeira fase correspondeu ao mapeamento do fundo oceânico daquelas zonas e a segunda à identificação e exploração dos ecossistemas daquelas profundezas.
A exploração foi maioritariamente efectuada com um veículo operado de forma remota (ROV) na zona da fossa oceânica de Porto Rico – a fossa onde se encontra o ponto mais profundo do Atlântico, a 8605 metros de profundidade. O veículo recolheu imagens e vídeo, bem como outros dados, sobre aquele ecossistema e as suas espécies, sendo que muitas delas nem estão cientificamente classificadas.
“É curioso que nunca tenhamos explorado este local de grandes profundezas”, indica Andrea Quattrini, investigador que liderou a expedição, ao Quartz. De acordo com o investigador, 95% dos oceanos estão por explorar.
Muitos dos animais registados raramente são vistos devido à profundidade a que costumam habitar. Foram identificadas 100 espécies de peixes, 50 espécies de corais de águas profundas e centenas de outros invertebrados nos 12 mergulhos efectuados.
Pode ver aqui um vídeo feito pelos investigadores onde são reveladas algumas destas bizarras espécies.
Fotos: oceanexplorer.noaa.gov
[nggallery id=1950 template=greensavers]