Dreadnoughtus Schrani pode perder o título de peso pesado dos dinossauros



O dreadnoughtus é um género de dinossauro pertencente ao grupo dos titanossaurius que agrega uma única espécie: o Dreadnougthus schrani. A espécie viveu no Cretáceo Superior há cerca de 77 milhões de anos e foi o maior dinossauro que alguma vez existiu, chegando a pesar mais 60 toneladas.

A espécie deve o nome, dreadnoughtus, ao tipo predominante de navio de guerra encouraçado do início do século XX e ao empresário, Adam Schran, que financiou a investigação que culminou com a descoberta do seu fóssil.

Os restos deste dinossauro foram descobertos em 2005 na Patagónia, Argentina, pelo paleontólogo Kenneth Lacovara. A investigação de Lacovara permitiu resgatar os fósseis de dois exemplares. O maior dos dois atingiu em vida 26 metros de comprimento e pesava cerca de 65 toneladas, embora os estudos feitos aos ossos indiquem o animal ainda não tinha atingido o tamanho máximo.

Tais proporções permitiram classificar o dreadnoughtus como o maior dinossauro que alguma vez pisou a Terra.

Porém, um novo estudo veio indicar que o dreadnoughtus pode não ser, afinal, o maior dinossauro de todos. Em vez de pesar 60 toneladas, o animal teria pesado entre 30 a 40 toneladas, indica a nova investigação, que tem criado discórdia entre a comunidade científica.

“Através de modelação digital e dos dados recolhidos sobre a espécie, pudemos constatar que a criatura não seria tão grande como foi originalmente estimado”, indica o autor principal do estudo, Karl Bates, professor de biologia músculo-esquelética na Universidade de Liverpool, no Reino Unido, cita a Mashable.

Os investigadores do estudo que agora contesta a massa do animal indicam que dois outros saurópodes tinham percentagens esqueléticas encontradas semelhantes às do dreadnoughtus, mas a sua massa era de apenas 25 a 30 toneladas.

Para calcular a massa do dreadnoughtus que consideravam correcta os cientistas liderados por Bates utilizaram um método de modelação 3D. Esta técnica recorre a um modelo matemático para reconstruir o volume da pele do dinossauro, músculos, gordura e outros tecidos. As medidas reconstruídas são baseadas em dados de outros animais vivos. Assim, os investigadores exploraram uma vasta gama de tamanhos corporais de vários animais para chegar às cerca de 30 a 40 toneladas que terá pesado o dinossauro.

Mas Lacovara não está convencido. De acordo com o paleontólogo que descobriu o dreadnoughtus, o modelo que o novo estudo utilizou o volume do corpo do dinossauro como medida representativa para a sua massa. Mas o volume total do dinossauro é desconhecido, porque os cientistas apenas encontraram 45% do esqueleto do animal (115 ossos) e como tal o volume do animal não pode ser utilizado para calcular a sua massa.

Para calcular a massa do animal, a equipa de Lacovara utilizaram uma equação métrica bastante conhecida com base na circunferência dos ossos dos membros do dinossauro. Os resultados tornaram o dreadnoughtus o maior dinossauro com o esqueleto mais completo alguma vez encontrado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...