A segunda erupção do vulcão Calbuco em 40 anos (com FOTOS)
Este é o momento em que o vulcão chileno Calbuco envia uma quantidade enorme de cinzas para a atmosfera, cinco meses depois de ter entrado em erupção pela primeira vez nos últimos 40 anos.
Considerado um dos três mais perigosos dos 90 vulcões activos do Chile, o Calbuco foi fotografado pelo bombeiro e fotógrafo amador Eduardo Minte. As fotos foram tiradas no lago Llanquihue, entre as vilas de Frutilar e Llanquihue, e mostram bem a violência do fenómeno natural.
“Foi uma das mais incríveis erupções que já vi. O meu queixo caiu, foi como se o criador descesse dos céus”, explicou Eduardo ao Mail Online.
“Quando vi que o vulcão começou a entrar em erupção fui a Punta Larga buscar o meu equipamento. Quando cheguei, a primeira erupção já tinha terminado, mas a segunda estava mesmo a começar e, felizmente, consegui estas fotografias”, explicou.
Chile é o segundo país do mundo com mais vulcões activos, logo a seguir à Indonésia, que tem 500 “potencialmente” activos. Em Abril, 1.500 pessoas tiveram de ser evacuadas devido à primeira erupção do Calbuco em 40 anos. Em Março, o vulcão Villarica, também no sul do Chile, também entrou em erupção.
[nggallery id=2289 template=greensavers]