Universidade Nova organiza curso para construção de habitat de vida selvagem



A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa vai organizar um curso de construção, gestão e manutenção de charcos para o habitat de vida selvagem. A sessão de abertura está marcada para o dia 21 de Outubro, às 14h00, no Auditório da Biblioteca.

Neste encontro será apresentado o projecto, assim como inventariados e caracterizados os charcos, de modo a proceder-se à sua construção e manutenção, seguindo-se uma visita ao local de planeamento e construção.

No dia 22 de Outubro tem início a construção e a impermeabilização do charco no Campus da FCT-NOVA. Entre as 10h00 e as 17h00, todos os participantes poderão pôr em práticas as técnicas adquiridas na parte teórica do projecto e, deste modo, contribuir para a construção do charco.

O curso é livre, mediante inscrição prévia, porém as inscrições estão limitadas a 25 participantes.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia será a primeira faculdade a nível nacional a construir um charco para o habitat de vida selvagem. “Pretende-se ajudar a conservar um ecossistema frágil – os charcos – e aumentar a biodiversidade existente no Campus, proporcionando aos residentes da FCT, e visitantes, um espaço de lazer e de observação da fauna e flora nativas”, explica a universidade em comunicado.

O valor dos charcos é frequentemente desconhecido pela população em geral, mas apresentam uma importância ecológica e ambiental notável, uma vez que muitas plantas aquáticas e animais estão totalmente dependentes destes habitats para sobreviver ou reproduzir-se. Estudos mostram que um conjunto de charcos pode albergar mais biodiversidade do que os rios e os lagos, bem como um maior número de espécies raras e ameaçadas.

Foto: Susan Drury / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...