Por que razão este Super Bowl será um dos eventos mais sustentáveis do mundo?



A 50ª edição do Super Bowl, que se realizará no domingo entre os Carolina Panthers e os Denver Broncos, em São Francisco, Estados Unidos, será 100% sustentável, devido ao design e tecnologia que foram utilizados na construção no novíssimo Levi’s Stadium.

Inaugurado em Julho de 2014, depois de um investimento de €1,8 mil milhões, o estádio encontra-se equipado com painéis solares e possui um telhado verde, sendo o primeiro estádio da NFL a atingir a certificação LEED Gold – ou seja, produz energia suficiente para, em dias de jogo, não precisar de energia vinda da rede.

Segundo explicou ao Inhabitat o director de design da HTNB – empresa responsável pela engenharia e construção -, Scott Capstack, os actuais proprietários simplificaram o que queriam em três objectivos: que o Levi’s fosse o estádio tecnologicamente mais avançado do mundo; o mais sustentável; e o que mais pensasse nos fã.

O resultado cifrou-se num telhado verde com 2.500 metros quadrados, plantado com espécies nativas da Califórnia, que ajuda a regular a temperatura do estádio e gere a água das chuvas e tempestades.

O estádio recebe alguma da energia que utiliza dos quase 1.800 metros quadrados de painéis solares que, combinados com iluminação LED, luz natural e sistema de smart energy sofisticado, reduz drasticamente a pegada ecológico do Levi’s quando comparado com outros recintos desportivos. Em dias de jogo, como o de hoje, ele torna-se energeticamente autossustentável.

Por outro lado, 80% da água consumida no estádio provém de uma central de água reciclada de Santa Clara, sendo que o estádio tem também infra-estruturas anti-sísmicas. Cerca de 40% dos materiais utilizados na construção do estádio foram reciclados – incluindo madeira de vários edifícios históricos em decadência de Moffett Field, perto do Levi’s – e bambu.

Finalmente, o estádio é acessível para todos. Quem quiser chegar de autocarro, metro ligeiro ou comboio pode fazê-lo e caminhar tranquilamente até ao estádio. Há ainda várias ciclovias e um parque de estacionamento de motorizadas e bicicletas gratuito.

[nggallery id=2736 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...