Portugal e a Nazaré são estrelas na imprensa internacional. Tudo por causa da mega onda da Praia do Norte.



Pouco mais de 24 horas depois de Garrett McNamara ter anunciado, e disponibilizado o vídeo, do seu fantástico feito – surfar uma onda de 30 metros na Praia do Norte, Nazaré, um recorde mundial – as reacções da imprensa mundial não param de surgir.

Uma breve leitura dos principais jornais do mundo, blogs influentes e até televisões, mostra como o nome de Portugal e da Nazaré tem chegado a todos os cantos do planeta.

O norte-americano USA Today, o segundo jornal com maior circulação nos Estados Unidos, a seguir ao The Wall Street Journal, diz que a Praia do Norte é “o único sítio do mundo onde o canhão gigante de água chega até à praia”. “Foi a onda mais desafiante e perigosa que já surfei”, explicou McNamara ao jornal.

A televisão CBS colocou o vídeo de McNamara online e explica que se a expressão “desporto radical” deixou de fazer sentido nos últimos anos, se pensarmos, por exemplo, no skate como um desporto radical, então “temos que inventar todo um novo vocabulário para o feito ridículo deste vídeo”. Ridículo, entenda-se, no bom sentido.

Também o super-influente agregador Huffington Post não ignorou a onda gigante da Praia do Norte, citando inclusive o Instituto Hidrográfico Português para explicar o fenómeno. E até o Gizmodo entrou na onda mundial de elogios.

A distância entre a Nazaré e Auckland não afastou o New Zeland Herald de noticiar o feito do surfista havaiano. O jornal apelidou a onda de “gigantesca”.

O Surfer Today, para além de elogiar as condições para o surf em Portugal, até fez um ranking das melhores ondas alguma vez surfadas – e filmadas.

O feito chegou ainda, entre outros, à NBC, Eurosport, canal Discovery, The Next Web ou Irish Times.

Finalmente, um dos vídeos colocado no YouTube já quase um milhão de visualizações. Como pode a Nazaré ganhar com toda esta promoção? É o que veremos nas cenas dos próximos capítulos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...