Meia tonelada de resíduos retirados do Rio Selho, Minho (com FOTOS)
Pneus, garrafas de plástico e de vidro, loiça, sacos plásticos, entre muitos outros detritos, foram retirados esta segunda-feira do Rio Selho, junto ao Laboratório da Paisagem. Ao todo, meia tonelada de resíduos foi retirada do Rio Selho e também das margens por 50 voluntários.
A iniciativa, levada a cabo pelo Laboratório da Paisagem e pela Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, foi a única realizada em Portugal inscrita na organização International Rivers.
Ao longo de pouco mais de uma hora, quase meia centena de voluntários, do Banco Local de Voluntariado e do curso de Análises Laboratoriais da Escola Secundária Martins Sarmento juntaram-se à equipa de investigadores do Laboratório da Paisagem e ao relações públicas do Vitória, Neno, para sensibilizarem e consciencializarem a população para a preservação do ambiente, em especial dos rios.
Das margens e do interior do rio, nas imediações do Laboratório da Paisagem, em Creixomil, foram retirados vários pneus, dezenas de garrafas de plástico e de vidro, loiça, sacos plásticos, entre muitos outros detritos, num total de cerca de 500 quilos.
Na iniciativa marcou presença o vereador responsável pelo ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, que sublinhou a importância deste tipo de acções, especialmente junto da comunidade escolar.
[nggallery id=2875 template=greensavers]