EUA investe em pontes construídas com material reciclado
A Axion International está a preparar a construção de uma ponte em Fort Lee, no estado da Virgínia, Estados Unidos, a partir de materiais reciclados. A ponte foi encomendada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
De acordo o CEO da empresa, Jim Kerstein, em declarações à imprensa internacional, “este é o quinto projecto militar que incorpora materiais de plástico reciclado da próxima geração”.
Kerstein explicou que a estrutura reciclada vai constituir 95,5% do total dos materiais da ponte pedonal. “ O nosso compósito estrutural reciclado (RSC) pode ser manipulado de forma a suportar tanques de 80 toneladas ou locomotivas de 130 ou, neste caso, a facilitar o aumento do tráfego pedonal em Fort Lee”.
No total, e tendo em conta os cinco projectos do Departamento da Defesa norte-americano, a Axion forneceu nos últimos dois anos cerca de 225 toneladas de plásticos, que foram “desviadas” dos aterros daquele país. “São 3,2 milhões de pacotes de leite e garrafas de detergente, o suficiente para ligar Washington a Boston”, simplificou Kerstein.
Este material reciclado foi desenvolvido em conjunto com o departamento de Engenharia e Ciências dos Materiais da Universidade de Rutgers, Nova Jérsia. Finalmente, o design e trabalho de engenharia da ponte contou com o apoio da Centennial Contractors Enterprises, que foi simultaneamente o principal empreiteiro do projecto.
Leia o compromisso ambiental da Axion.