Santa Casa de Arruda dos Vinhos poupa €13.000/ano com instalação de 242 painéis fotovoltaicos
A Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos acabou de instalar 242 painéis fotovoltaicos na cobertura do edifício, um projecto de produção de energia para auto-consumo desenvolvido pela Vivapower.
Em comunicado citado pelo Construir, a empresa explica que, “a central terá uma potência de ligação total de 60 kW e capacidade para produzir 108 MWh de energia por ano, estimando-se economias energéticas anuais superiores a €13.000”.
Segundo a mesma fonte, a energia produzida diminuirá “significativamente” a dependência e necessidade e de compra de energia à rede, o que aliviará a factura de electricidade “em cerca de 30%”.
Para o provedor da Misericórdia de Arruda dos Vinhos, Carlos Lourenço, este projecto consiste em “mais um passo dado no caminho de uma Santa Casa mais moderna, eficiente e amiga do ambiente”.
Por sua vez, a Vivapower considera que a instalação da central fotovoltaica tem “uma importância acrescida” uma vez que esta obra contribuirá “para o funcionamento mais sustentável destas entidades”, sublinhando o “papel altamente meritório” que estas entidades desempenham no país, “ao nível da solidariedade e da defesa dos direitos sociais”.