Mais de 200 toneladas de petróleo derramadas no Mar Vermelho
Duzentas toneladas de petróleo bruto foram derramadas no Golfo de Aqaba, na Jordânia, com elevados riscos de contaminação para a vida marinha, em especial para os corais nas praias de Israel.
Informações avançadas pelo jornal Haaretz, indicam que o derramamento da passada terça-feira está a movimentar-se para sul, em direcção às praias da Jordânia, Arábia Saudita e Israel, havendo já uma enorme probabilidade de atingir a vida marinha deste país em poucos dias.
O Ministério do Ambiente de Israel já começou os preparativos para auxiliar na limpeza e contenção do petróleo, tendo ainda que receber um pedido de ajuda formal da Jordânia, que se espera seja feito em breve, na esperança de minimizar o impacto na vida marinha deste desastre ambiental o quanto antes.
As causas do derramamento ainda não foram tornadas oficiais, mas segundo aquele jornal, terá sido uma ruptura num oleoduto a provocar este incidente ambiental.
De acordo com o protocolo, o próximo passo incluirá várias tentativas de remover o óleo da água com poderosos tubos de aspiração e, caso seja necessário, criar barreiras adicionais de bloqueio, para evitar que o óleo se espalhe ainda mais pelo oceano.