Passadiços do Paiva ganham prémio nos “óscares do turismo”
Os Passadiços do Paiva foram os grandes vencedores dos prémios World Travel Awards 2016, realizados ontem à noite, em Sardenha, Itália. Na 23ª edição dos “óscares do turismo”, o longo percurso pedonal que acompanha as margens do Rio Paiva ao longo de oito quilómetros recebeu o prémio para o Projecto de Desenvolvimento Turístico Líder na Europa.
Para Margarida Belém, vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, a distinção dos World Travel Awards “representa uma responsabilidade acrescida, obrigando a que continuemos com esta dinâmica de dar a conhecer os nossos recursos naturais”, afirma em declarações à Lusa. “É também a motivação para continuarmos a trabalhar sempre mais e melhor, educando para preservar”, observa.
Inaugurado em 2015 os Passadiços do Paiva estão integrados no Arouca Geopark, reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade. Numa parceria entre a Câmara Municipal e o Geopark, quis-se partilhar com a comunidade e visitantes, um local “rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa”, lê-se no site dos Passadiços do Paiva.
As votações para os “óscares do Turismo” decorreram entre 7 de Março a 17 de Julho contou com a participação do público, através de votação online, e de profissionais do sector. A lista completa dos vencedores, com 24 distinções para Portugal, pode ser consultada aqui.
Foto: Ana Pina / Creative Commons