Por cada pessoa na terra existe mais de uma tonelada de plástico



O plástico está em todo o lado, em quase tudo o que usamos ou tocamos. Suplantou todos os outros materiais produzidos pelo homem e, tal como um novo estudo acabou de descobrir, desde os anos 1950 a humanidade já produziu 8, 3 mil milhões de toneladas de plástico. São mais toneladas do que pessoas que existem no planeta. Só em lixo plástico, em aterros ou a poluir o meio ambiente, sobretudo nos oceanos estão 7 mil milhões de toneladas. Literalmente uma tonelada por pessoa. É demais. E como não se degrada, vai ali ficar para quase todo o sempe.

O plástico é milagroso e permitiu construir muito dos objetos sem os quais hoje não passamos, mas também é verdade que grande parte do seu consumo é instantâneo, ‘usar e deitar fora’, como sacos e embalagens, que rapidamente viram lixo. O consumo não para de aumentar e mais de metade do plástico ‘usar e deitar fora’ foi produzido nos últimos 30 anos apenas. E a reciclagem apenas adia o problema, como refere o estudo, publicado agora na revista Science Advances, da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, em inglês). O estudo pode ser lido na integra aqui.

“Como americanos, uma das maiores surpresas” dos autores do estudo, referiu um deles, Roland Geyer numa entrevista ao jornal The Washington Post, “foi descobrir como os Estados Unidos estão atrasados relativamente à Europa e à China na reciclagem dos plásticos”. De 30% no primeiro caso e 25 % no segundo, para 9% nos EUA.

Não que a reciclagem seja a solução. Como diz o estudo, “apenas adia a viagem inevitável até ao lixo”. A única hipótese para eliminar realmente os plásticos é através da incineração, o que também acarreta grandes riscos para o meio ambiente, porque se as emissões não forem correctamente filtradas estamos a enviar químicos para o ar. Mais uma vez neste caso os autores do estudo referem o atraso dos EUA: 40% na Europa e China para 16% nos EUA. Mas, como diz  Geyer, “os consumidores são os poluidores, por isso todas as pessoas, de todos os continentes, estão envolvidos”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...