Como fazer do deserto uma floresta
A construção desenfreada dos colonos europeus entre os séculos XVIII e XX, transformou a zona de Tamil Nadu, no sul da Índia, num deserto. Ocupada agora pelos Sadhana, uma comunidade constituída por 100 pessoas, voltou a recuperar o seu antigo encanto.
Determinados em recuperar a paisagem verdejante, estes homens e mulheres vindos dos quatro cantos do mundo começaram a chegar aqui em 2003. Muitos partilham histórias parecidas: procura de estilos de vida alternativos e de fuga ao stress e à exaustão.
Todos juntos desde 2015 até hoje já plantaram mais de 30 mil árvores no local, com a ajuda de algumas organizações como a Giving Away (na foto). As alterações na paisagem são surpreendentes. Em pouco tempo o deserto transformou-se numa paisagem de floresta digna de um conto de encantar.
A fotógrafa sueca Néha Hirve viveu durante dois meses nesta comunidade e documentou em imagens não só as motivações de cada um, mas também o impacto real da transformação da paisagem. O resultado é um trabalho surpreendente que prova, segundo a autora, até então uma acelerada crónica que o que se dá à natureza tem sempre um grande retorno e que quando alguém se dispõe a curá-la, isso também significa uma cura de si mesmo.
Foto: Giving Away