Um jardim zoológico debaixo dos nossos pés



Existe um universo imenso e invisível mesmo por baixo de nós. A terra que pisamos acolhe um cosmos que começa agora a ser revelado graças ao avanço em técnicas de observação microscópicas e análises de ADN.

A comunidade subterrânea aloja seres como vermes, insectos, ácaros, amebas, protozoários, fungos e bactérias. Nenhum deles está lá por acaso. Eles são coadjuvantes das plantas no seu processo de desenvolvimento. Protegem as suas raízes, transformam substâncias em nutrientes de fácil absorção e mantêm o equilíbrio e a harmonia do solo.

Em contrapartida as plantas fabricam carbohidratos resultantes da fotossíntese que libertam nos solos, partilhando assim alimento com esta diversificada comunidade de seres vivos.

Num comunicado feito ao Washington Post, a equipa de investigadores que lidera este estudo declarou: “Embora o nosso trabalho ainda esteja muito no início o estudo aprofundado das relações sinergéticas é essencial para a compreensão do que realmente acontece debaixo do solo”.

Compreender melhor as dinâmicas que existem entre as diferentes criaturas que habitam debaixo dos nossos pés pode revolucionar a forma como os solos são utilizados na agricultura e ajudar a criar formas de cultivo onde se reduz drasticamente a quantidade de adubos químicos e pesticidas usados.

Foto: Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...