IKEA Portugal investe no Parque Eólico do Pisco



É uma clara aposta da gigante sueca nas energias renováveis: o grupo IKEA Portugal é, desde os finais de Fevereiro, proprietário do Parque Eólico do Pisco. Com uma produção anual de 156 GWh, a energia produzida por esta unidade poderá fornecer energia a 30 lojas IKEA.

Equipada com 25 turbinas e uma capacidade de 50 MW, o Parque Eólico do Pisco é visto pelos responsáveis da IKEA como uma oportunidade de “produzir tanta energia renovável quanto a consumida pelas nossas operações em Portugal”, adianta Ana Barbosa, coordenadora de sustentabilidade da IKEA Portugal. A isto junta-se também o objectivo do grupo para “aumentar a percentagem de produção de energia renovável do Grupo a nível global, que em Agosto de 2017 se encontrava nos 73%.”

Segundo o Relatório de Sustentabilidade do Grupo IKEA, a multinacional sueca investiu mais de 1,7 mil milhões de euros na produção de energia eólica e solar. Com 416 turbinas eólicas instaladas em 12 países e 750 mil painéis solares instalados, em 22 mercados, o grupo tem apostado nas energias renováveis como solução sustentável.

Em Portugal, a aposta nas soluções de energias renováveis está bem visível nas lojas do Grupo, com a instalação de mais de 11 mil painéis solares nos edifícios do IKEA Alfragide, IKEA Matosinhos, IKEA Loures e IKEA Loulé.

Com esta aquisição, 98% da energia produzida pelos painéis solares passará a ser incorporada pelas unidades de retalho, representando 25% do total da energia consumida por cada loja.                                                                                                                                                                   O Parque Eólico do Pisco localiza-se no norte interior de Portugal, entre as vilas de Aguiar da Beira, Sernancelhe, Fornos de Algodres e Trancoso.

Foto: via Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...