População mundial de orcas ameaçada por poluição



As notícias são preocupantes: pelo menos metade da população mundial de orcas está condenada a morrer devido a poluentes extremamente tóxicos existentes nos oceanos do planeta.

Estes químicos, os PCBs, começaram a ser banidos na década de 1970, mas ainda persistem no meio ambiente. Por outro lado, são poluentes que vão ficando cada vez mais concentrados à medida que se sobe na cadeia alimentar. Como as orcas são predadores de topo, estão expostos a grandes doses deste poluente, que nestes animais chega a estar 100 vezes acima dos níveis seguros.

Segundo o The Guardian, as concentrações de PCB encontradas nas orcas provocam cancro, bem como danos nos órgãos reprodutores e no sistema imunitário. A investigação agora levada a cabo e publicada no jornal Science, dá conta que as populações que vivam nas costas de nações industrializadas podem desaparecer por completo nos próximos 30 a 50 anos.

A investigação mostrou também que as populações que vivem nas zonas mais a norte do planeta estão menos contaminados e há esperança de que essas sobrevivam.

Agora, resta esperar que se consigam limpar estes poluentes, o que pode levar décadas. Mas se o mundo o conseguir, pode ser que as populações desta espécie consigam recuperar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...