Observatório Marinho de Churchill está quase concluído
O Observatório Marinho de Churchill (CMO) começou a ser construído em 2015. É um edifício único e inovador de investigação, localizado em Churchill, no Canadá, junto à Baía de Hudson.
Cinco anos depois, espera-se que esteja concluído no outono e que comece a estar operacional em novembro. A estação de investigação é administrada pela Universidade de Manitoba, e vai ter um mesocosmo de gelo do oceano (OSIM), um sistema de observação ambiental (OE) que vai permitir estudar as alterações climáticas no Ártico, e uma base logística.
As equipas do CMO vão estudar questões relacionadas com o transporte marítimo no Ártico, a exploração de petróleo e de gás, e também avaliar, através de dois tanques, os impactos de uma possível contaminação e do aumento das temperaturas na vida marinha.
Segundo o que David Barber, diretor científico do projeto, revelou ao jornal Winnipeg Sun, “Churchill é o local ideal” para este Observatório porque, além de estar junto ao oceano Ártico, tem um porto marítimo e uma linha ferroviária que permitem transportar “grandes peças de equipamento, sejam equipamentos de infraestrutura para o CMO ou outros equipamentos científicos”.