Tamarindo-imperador barbudo: estes macacos com meio quilo de peso e bigode farto são extremamente territoriais



O macaco Tamarindo-imperador barbudo é uma subespécie do Tamarindo-imperador. É notável pelo seu bigode branco, que também está presente em espécimes mais jovens e nas fêmeas da espécie.

Este pequeno macaco é omnivoro, comendo um pouco de tudo, principalmente plantas, frutas e pequenos animais e insetos. O Tamarindo-imperador barbudo não costuma crescer além dos 25 centímetros, pesando pouco mais de meio quilo.
A sua cauda comprida, quase do tamanho do seu corpo, é outra das suas características (mas que é ofuscada pelo belo bigode), e pode chegar aos 15 centímetros.

Esta espécie é nativa da América Central e do Sul nas florestas tropicais, particularmente em regiões como o sudoeste da Bacia Amazónica no Brasil, o leste do Peru e o norte da Bolívia. Vivem em habitats abertos e cobertos por árvores. De acordo com um estudo do Macalester College, vivem em árvores com menos de 25 a 35 metros de altura, comuns na selva amazónica.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), na sua Lista Vermelha, relatou que a espécie não está sob risco significativo de extinção. No entanto, a IUCN observa que o rápido desmatamento, devido em grande parte à exploração madeireira e à construção de infraestruturas, pode ameaçar as espécies num futuro próximo, e correm o risco de serem capturadas para o comércio ilegal de animais de estimação.

Este macaco barbudo é mais ativo durante o dia e é um animal em constante movimento. O seu pequeno tamanho torna-o uma criatura ágil e permite que salte de galho em galho rapidamente. É um animal social que vive em pequenos grupos, sendo liderados pela fêmea mais velha. São brincalhões e, quando relaxam, cuidam dos pelos uns dos outros.

Quando há perigo, este macaco solta gritos para alertar os outros do grupo. É um macaco altamente territorial e zelosamente defenderá o seu território contra outros macacos da sua espécie ou de outras espécies.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...