A revolução verde do Reino Unido



O Reino Unido vai proibir a venda de novos carros movidos a gasolina e diesel a partir do ano 2030. Quem o garante é o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que num artigo publicado no Financial Times reafirmou a sua intenção em promover uma “revolução verde”, visando reduzir a zero as emissões de carbono do seu país.

“Agora é a hora de planear uma recuperação verde com empregos de alta qualificação que deem às pessoas a satisfação de saber que estão ajudando a tornar o país mais limpo, mais verde e mais bonito”, disse Boris Johnson.

Ao mesmo tempo que proíbe a venda de carros mais poluentes, o Governo diz que pretende apoiar a transição para os veículos elétricos e investir 1,3 mil milhões de libras na aceleração da implementação de pontos de carga, ao mesmo tempo que vai dedicar 582 milhões de libras para encorajar os consumidores a comprar veículos não poluentes.

A venda de carros híbridos mantem-se até 2035. O primeiro-ministro ambiciona ainda tornar as deslocações a pé e de bicicleta “mais atrativas” e investir em transportes públicos com zero-emissões.

No que toca às fontes de energia, o Reino Unido pretende quadruplicar a produção eólica para 40 gigawatts até 2030, o que implica a criação de 60 mil postos de trabalho. Além da criação de 250 mil empregos, Johnson quer remover 10 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2030 e plantar 30 mil hectares de árvores todos os anos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...