Ano de 2020 empatou com o ano mais quente registado, revela a NASA
A Terra continua a aquecer a cada ano que passa. O ano de 2016 foi registado como o ano mais quente, e agora 2020 foi equiparado com a mesma classificação.
Segundo o Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da NASA, a temperatura média global já aumentou 1,02ºC acima da média de 1951-1980.
“Se um ano é recorde ou não, não é realmente o importante – o importante são as tendências a longo prazo. Com essas tendências, e conforme o impacto humano no clima aumenta, temos de estar à espera que os recordes continuem a ser alcançados”, alerta o Diretor do GISS, Gavin Schmidt.
A principal razão para o aquecimento global é a ação humana, que através da sua atividade emite uma grande quantidade de gases de efeito de estufa para a atmosfera, como o dióxido de carbono. As consequências deste fenómeno são variadas, e acabam por desencadear cada uma delas muitas outras posteriormente.
A NASA destaca ainda ocorrências que marcaram o ano de 2020, e que representam consequências diretas do aquecimento do Planeta, nomeadamente, o degelo no Ártico e os incêndios florestais na Austrália e nos Estados Unidos.