Iniciativa “Da Minha Terra” do Lidl vai apoiar novamente produtores nacionais



Depois da primeira edição, na qual foram abrangidos 35 produtores, a iniciativa “Da Minha Terra” está de volta para apoiar novos produtores nacionais. A iniciativa do Lidl tem como objetivo reforçar o seu compromisso no apoio à produção nacional, dando a oportunidade de pequenos produtores terem os seus produtos comercializados nas suas lojas.

A segunda edição abrange todas as categorias de produto, exceto frutas e legumes, onde o Lidl tem já em Portugal um leque de fornecedores significativo. Os produtores podem inscrever-se a partir do dia 25 de outubro no site, estendendo-se o prazo até 31 de dezembro , e as suas candidaturas serão posteriormente avaliadas para confirmar se cumprem com os critérios definidos. A capacidade de fornecimento de forma regular no mínimo de 50 lojas Lidl, a quantidade de matéria prima nacional no produto, ter uma certificação de qualidade mínima HACCP e um Selo PME, são algumas das características tidas em conta para que a participação seja aceite. É depois feito o teste e degustação dos produtos, bem como uma avaliação pormenorizada das potencialidades de cada produtor e respetivos artigos, que terão à venda os seus produtos a nível regional ou nacional, dependendo da capacidade de fornecimento do produtor e da aceitação por parte dos clientes.

Na edição anterior da “Da Minha Terra” foram selecionados 46 artigos dos 35 produtores destacados, que estão a ser comercializados desde maio nas lojas Lidl. De acordo com os dados disponibilizados pelos novos fornecedores, alguns dos novos produtores da primeira edição, como a Casa Benjamim em Torres Vedras, a Liccicookies, em Trás-os-Montes ou a Casa Paixão em Serpa, aumentaram substancialmente a sua faturação em mais de 400% cada uma. Outros aumentaram as compras de matérias-primas a fornecedores locais, em cerca de 25% em média no geral, o que contribuiu para a economia regional. Houve ainda fornecedores que criaram novos postos de trabalho, tendo sido contratados em média, mais 42% de colaboradores no total das empresas.

De acordo com Alexandra Borges, Diretora Geral de Compras do Lidl Portugal “É com grande satisfação que arrancamos para uma nova edição da iniciativa ‘Da Minha Terra’, prosseguindo com a nossa missão de apoiar os produtores nacionais. O feedback que temos obtido por parte dos fornecedores é bastante positivo e demonstrativo do impacto que este programa tem, não só nos seus negócios, mas também nas economias locais. Este ano damos um passo em frente e decidimos alargar a mais categorias de produtos, por forma a ajudar ainda mais produtores, de todas as regiões do país”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...