Fundadora do projeto “Mar à Deriva” é a vencedora da 1ª edição do Movimento Faz Pelo Planeta
O Movimento Faz Pelo Planeta é uma iniciativa criada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, que tem como objetivo destacar ativistas ambientais que embora seja menos conhecidos pelo grande público, fazem a diferença no Planeta todos os dias.
A vencedora da 1ª edição do Movimento Faz Pelo Planeta distinguida por ser uma “Big Changer” é Lídia Nascimento, tradutora de inglês-alemão, autora do livro “Mar à Deriva”, e fundadora do projeto “Mar à Deriva – Adrift Sea”, que dinamiza juntamente com o marido, Manuel Nascimento. A ativista recolhe lixo nas praias há 20 anos, e no âmbito do seu projeto, já retirou da costa portuguesa quase 30 toneladas de lixo só nos últimos três anos. Realiza ainda várias ações de sensibilização por ano , com o propósito de tentar proteger espécies marítimas em Portugal.
Ainda na categoria “Big Changer”, foram atribuídas duas menções honrosas a Carlos Dobreira e a Miguel Lacerda. Carlos Dobreira destaca-se pelas ações de plogging em que está envolvido desde 2019. Já Miguel Lacerda, fundador da Associação Cascaisea, dedica a sua vida à sensibilização para a problemática do lixo marinho, com estudos, livros e formações para crianças e adultos com o objetivo de mudar mentalidades.
Na categoria de “Corporate Changers”, o Electrão procurou agentes de mudança dentro das empresas. O prémio foi atribuído à Infraestruturas de Portugal, graças aos projetos de sensibilização que tem vindo a desenvolver internamente, bem como por ter reunido a maior quantidade de resíduos para reciclagem, tal como estava previsto no regulamento do prémio.
“O número de candidatos a ‘big changers’ e ‘corporate changers’ aproximou-se dos 100 a nível global. Em 2022 queremos elevar a fasquia e aumentar a participação”, afirma Pedro Nazareth, Diretor-Geral do Electrão. “Vamos voltar a premiar quem já faz pelo planeta, mas com muitas novidades. Queremos potenciar a mudança de que necessitamos para um planeta mais sustentável”.