Heróis PME. “A sustentabilidade pode ser uma verdadeira vantagem competitiva e uma oportunidade de negócio”, diz Bernardo Maciel, CEO da Yunit



A Heróis PME, iniciativa da Yunit Consulting, está à procura de PME portuguesas que se distinguem pela sua visão, coragem, persistência e capacidade de inovação. As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 11 de fevereiro. Este ano, além da Categoria Geral, foram adicionadas as novas categorias Factor S(Sustentabilidade) e Transformação Digital.

Em entrevista, Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, responde a algumas questões acerca da nova categoria integrada na quarta edição dos Prémios, bem como da importância que a Sustentabilidade tem para o sucesso das PME.

A iniciativa Heróis PME já vai na quarta edição. Porque se tornou relevante, agora, criar a categoria Factor S(Sustentabilidade)?

Esta edição dos Heróis PME reveste-se de uma importância especial, pois acontece após um interregno motivado pela pandemia e vem precisamente distinguir as PME portuguesas que atravessaram este período desafiante e que continuam a inspirar pela sua visão, coragem e capacidade de adaptação à mudança. Por isso mesmo, quisemos acrescentar valor e novas dinâmicas à edição deste ano e, uma das novidades que apresentámos foi a nova categoria Fator S (sustentabilidade), exatamente porque quisemos destacar esta temática enquanto fator diferenciador na competitividade das PME e dar o nosso contributo para criar uma maior sensibilização para a sua relevância através da partilha de projetos ou iniciativas que possam inspirar e motivar outras empresas a incluir a sustentabilidade nas suas agendas.

Do que precisa uma PME para ser vencedora nesta categoria?

O Factor S (Sustentabilidade) irá premiar a PME que mais se destaque no âmbito da Sustentabilidade, sendo que neste sentido os critérios ESG – Environmental, Social e Governance serão naturalmente tidos em consideração. A sustentabilidade financeira do projeto assim como a sua escalabilidade e potencial de inovação serão também objeto de apreciação. As candidaturas terão de descrever o que motivou o desenvolvimento do projeto/solução, quais os principais problemas identificados de um ponto de vista de sustentabilidade (ESG) que este projeto/solução pretende resolver e quais os fatores inovadores e diferenciadores do projeto/solução. Por último, deverão evidenciar os resultados da sua implementação de um ponto de vista de sustentabilidade (ESG), capacidade de escalabilidade e replicabilidade, o nível nacional, europeu e internacional, e a sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazo do projeto/solução, bem como as suas aspirações no futuro.

Considera que este novo tema pode influenciar outras PMEs a seguir um caminho alinhado com a vertente da sustentabilidade e com os fatores ESG?

Tal como mencionei acima, acredito que, através da visibilidade e do reconhecimento que esta distinção irá proporcionar às boas práticas de PME no âmbito da sustentabilidade e dos critérios ESG, outras empresas reconhecerão o valor acrescentado e diferenciador que uma abordagem à sustentabilidade pode ter no seu crescimento e competitividade futura. Além disso, também estamos em crer que esta distinção contribuirá para desmistificar duas questões: o facto de algumas PME ainda acreditarem que este é um tema exclusivo das grandes empresas e que pouco ou nada tem a ver com elas; que ser sustentável se resume a implementar um conjunto de boas práticas na área ambiental ou a contribuir para uma organização do terceiro setor.

É a sustentabilidade um fator imprescindível para o sucesso de uma PME?

Ao longo do tempo, as empresas foram descobrindo que a sustentabilidade pode ser uma verdadeira vantagem competitiva e uma oportunidade de negócio. A sustentabilidade é um tema incontornável nos dias de hoje e cada vez mais os consumidores/clientes procuram produtos, marcas e serviços que tenham incorporados contributos sócio ambientais. Esta mudança de comportamento do lado da procura tem de ser acompanhada pelo lado da oferta. Por outro lado, uma estratégia de negócio com foco na sustentabilidade contribui para a redução de custos, melhora a reputação das empresas, promove o employer branding e a atração de talentos e potencia o acesso a financiamento ou a potenciais investidores. Sabemos que ainda subsistem um conjunto de desafios a superar ao nível da integração da sustentabilidade de forma transversal à gestão do negócio, mas estamos certos de que a sustentabilidade desempenhará um papel determinante no crescimento e competitividade das empresas.





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