O que fazer para diminuir a temperatura de uma cidade?
As cidades são locais quentes e poluídos, muito mais quentes que as zonas rurais imediatamente em seu redor. Se pensava que estava a imaginá-lo, é verdade: o campo é mesmo mais fresco que a cidade.
Isto acontece devido ao fenómeno “ilha de calor urbano”. Esta expressão refere-se ao facto de as cidades acumularem calor e terem temperaturas mais elevadas comparativamente às áreas rurais em redor. Londres, por exemplo chega a registar temperaturas seis graus Celcius acima do que se regista nas áreas em redor. O que podem os responsáveis pelo planeamento urbano fazer? E por que razão é que as cidades registam temperaturas mais elevadas do que as zonas limítrofes?
1
Um dos grandes responsáveis pelo aumento da temperatura nas cidades são os materiais de construção escuros, que absorvem calor durante o dia e o libertam à noite, contribuindo para um ciclo constante de calor. Um bom exemplo disto é o asfalto das estradas, que é um ótimo absorvente de calor.
Para combater este problema, há cidades, como Los Angeles, que estão a pintar as estradas de branco para refletir a luz e diminuir a quantidade de calor absorvido. É um projeto piloto caro (cerca de 40 mil dólares por cada milha, ou 1,6km) mas estima-se que pintando apenas 1/3 das estradas da cidade se possa diminuir a temperatura geral em 1ºC.
2
Outra forma de diminuir a temperatura é plantar vegetação nos telhados dos edifícios. Por exemplo, num projeto piloto em Chicago, descobriu-se que os telhados com vegetação chegavam a estar 7º a 8ºC mais frescos que os telhados sem vegetação. (França aprovou em 2015 uma lei que obriga os edifícios novos a ter ou vegetação nos telhados ou a instalar painéis solares).
Este conceito foi levado ao extremo no Bosco Verticalo, em Milão, um edifício com centenas de árvores plantadas nas varandas.
3
Planeamento urbano cuidadoso pode também reduzir a temperatura. Por exemplo, a cidade de Masdar, nos Emirados Árabes Unidos, foi construída para ser usada por pessoas e não carros. Assim, os edifícios podem estar muito mais próximos uns dos outros, criando sombra e diminuindo a temperatura exterior nas ruas. Por outro lado, torres de ventilação com 45 metros de altura puxam o ar mais fresco acima da cidade para o nível do solo, criando um sistema de ventilação que mantém a cidade até 15ºC mais fresca que o deserto em redor.
Apesar de este tipo de ideias não ser fácil de implementar em cidades já existentes, os arquitetos podem criar corredores nas cidades que promovam a circulação do ar e a limpam de poluentes. Um exemplo é a cidade de Estugarda, na Alemanha, que proibiu a construção de edifícios altos exatamente para criar corredores de ventilação.