Califórnia diz que o castor pode ser o super-herói na luta contra as alterações climáticas



Responsáveis do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia embarcaram numa missão para restaurar a população de castores norte-americanos, já que os consideram “engenheiros engenhosos” que podem ajudar contra os incêndios florestais. Além disso, os roedores são aclamados pela sua capacidade de aumentar o armazenamento de água no solo quando criam barragens na terra.

Segundo o site “Inhabitat”, nos últimos anos, os castores têm sido considerados roedores incómodos. Têm sido acusados de inundar terras agrícolas com a sua estrutura e, na maioria dos casos, caçados. No entanto, com a Califórnia a passar por secas recorrentes, com riachos e rios a secar, mais pessoas estão dispostas a acomodar o animal.

Por isso, nos próximos dois anos, o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia investirá um mínimo de 3 milhões de dólares na restauração do número de castores. Um montante que irá para a criação de novos empregos que irão supervisionar a restauração do número de castores.

“Pode ser estranho, mas os castores são um herói inexplorado e criativo, que ajuda a evitar a perda da biodiversidade que a Califórnia enfrenta”, afirma o Departamento de Pesca e Vida Selvagem na sua proposta, citada pelo “Inhabitat”.

“Sentimo-nos realmente entusiasmados, esperançosos e inspirados, e prontos para começar a trabalhar com o castor lá fora no terreno, nas nossas comunidades e onde quer que estejam, na paisagem da Califórnia”, afirmou Kate Lundquist, co-directora do Instituto da Água no Centro de Artes e Ecologia no Condado de Sonoma, ao jornal “The Times”.

Lundquist e outros “crentes no castor” têm vindo a pedir ao Estado que inclua a restauração do castor no plano de conservação há anos, alegando os benefícios dos roedores no que diz respeito à restauração da terra.

Através da sua engenharia, os animais podem construir barragens, que não só previnem a erosão como também ajudam a distribuir água, conclui o “Inhabitat”.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...