Descoberta nova espécie de planta em floresta no centro do Peru
Uma nova espécie de planta do género stenostephanus (acanthaceae) foi descoberta por cientistas na floresta do Parque Nacional Otishi, no centro e sul do Peru, divulgou esta segunda-feira o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp).
Este organismo, tutelado pelo Ministério do Meio Ambiente peruano, explicou que a nova espécie encontrada no Parque Nacional Otishi foi apelidada Stenostephanus brevistamineus e que se caracteriza por ter um habitat e distribuição restritos a ecossistemas florestais esclerófilos, com solos enriquecidos com húmus.
Esta espécie foi encontrada na área do parque localizado na província de Satipo, no distrito de Río Tambo, em Junín.
A descoberta é resultado da análise de coleções de herbários e fotografias de amostras, realizadas pelos investigadores Rosa Villanueva e John R.I. Wood, que pertencem à Divisão de Ecologia Vegetal da Universidade de Oxford e ao Royal Botanic Gardens Kew, no Reino Unido.
O Sernanp anunciou ainda a abertura de um concurso de bolsas para a investigação prioritária em áreas naturais protegidas, para dar apoio financeiro a investigadores peruanos com foco em questões ambientais, económicas e sociais.
O concurso procura conceder 13 bolsas de investigação, 10 das quais em áreas naturais protegidas em nível nacional, duas na Reserva Nacional de Paracas e uma no Sistema de Reserva Nacional das Ilhas Guaneras, Ilhéus e Pontas, parcialmente afetadas para um grande derrame de petróleo em janeiro.