Zomato e Veond trazem Movimento Mundial Veganuary”para Portugal
A Zomato juntou-se à Veond, marketplace nacional com descontos em soluções vegan e eco-sustentáveis, para trazer pela primeira vez para Portugal o Movimento Mundial “Veganuary“, cujo desafio é experimentar uma alimentação à base de plantas durante 1 mês, avançam as entidades em comunicado.
Segundo a mesma fonte, no Veganuary de 2022 foram criados mais de 1.540 novos menus veganos em todo o mundo, com a participação de 629.000 pessoas de 228 países, mais 25% do que em 2020!
Este será o primeiro ano de Veganeiro em Portugal. A Zomato e a Veond trazem-no para que “também os foodies do nosso país sejam sensibilizados para uma das causas que mais valor tem nos dias de hoje”. O desafio? “Aumentar a oferta e o consumo de refeições à base de plantas, sem proteína animal. E que melhor altura para desintoxicar o nosso corpo do que depois dos excessos cometidos no período de festas?”
A iniciativa decorre durante todo o mês de janeiro e terá uma coleção especial na app da Zomato e na Veond, onde poderá ver os restaurantes vegan e vegan friendly que aderiram a este movimento. “A esperança é que depois de o mês acabar, os restaurantes continuem a ter estas opções 100% vegan nos seus menus e possam assim diversificar os seus públicos, tornando a sua oferta mais abrangente e inclusiva”, lê-se no comunicado.
A mesma fonte acrescenta que este grande evento Vegan conta já com dezenas de restaurantes, entre eles Olívia, Mother Burger, Alter Ego, Sumaya e Shosh, e irão entrar mais ao longo do mês. Como? Os restaurantes só têm de criar um menu 100% vegan com algum tipo de desconto ou promoção. A participação pode ser feita aqui e, após aprovação, será inserido na coleção disponível na app Zomato, em parceria com a Veond.
Para Mariana Boavida, Head of PR & Marketing da Zomato, “esta iniciativa pioneira, de grande impacto, vem reforçar a posição da Zomato pela defesa de um Mundo mais sustentável. Temos vindo a defender, a divulgar e a lançar práticas que diminuam o desperdício e fomentem um maior cuidado com os alimentos e produtos nas cozinhas portuguesas, apelando a práticas com cada vez menos impacto ambiental. Estamos mesmo muito entusiasmados com o caminho que temos percorrido! Temos muito orgulho em fazer parte do primeiro ano do Veganuary em Portugal, uma iniciativa de renome a nível mundial e agradecemos à Veond por nos desafiar para esta aventura.”
“O movimento vegan e vegetariano já não está sozinho ‘no canto da mesa’, e o nosso objetivo ao criarmos a Veond é facilitar, não só a divulgação destes restaurantes (bem como marcas e produtos), mas também desmistificar e atrair cada vez mais pessoas para um estilo de vida mais consciente e amigo do planeta. Estamos felizes por termos sido selecionados os parceiros oficiais do desafio Veganuary em Portugal e em parceria com a Zomato temos a certeza que conseguiremos incentivar mais consumidores a reflectir e a agir conscientemente sobre o que comem. Ao associarmos a possibilidade de partilhar ofertas mais baratas iremos agilizar este modo de vida e torná-lo mais leve financeiramente para todos.”, diz Flor Oliveira, Fundadora Veond App