Projeto Guardiões dinamiza recolha de lixo em Évora
O Projeto Guardiões realizou duas ações de limpeza na cidade de Évora com o objetivo de sensibilizar a população local para a temática da conservação ambiental e para a importância da recolha e separação do lixo, informou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, em parceria com o movimento associativo juvenil do concelho de Évora – Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL), Grupo Informal Perceptions, Associação Libermente, Instituto Cultural de Évora e Liga dos Estudantes Africanos da Universidade -, a primeira ação de limpeza do Guardiões teve lugar no passado dia 21 de março – ‘Dia da Árvore’ -, no âmbito do ‘Mês da Juventude’, promovido pela Câmara Municipal de Évora, e permitiu limpar os terrenos localizados entre a Variante e o Parque Industrial da cidade.
A ‘Terra Mater Sensus’, segunda atividade de limpeza e recolha de lixo do Projeto Guardiões, realizada em parceria com o Grupo Informal Perceptions, e com o apoio da Câmara Municipal de Évora, decorreu no passado dia 26 de março, no Bairro da Cruz da Picada, um dos bairros mais poluídos da cidade, de acordo com a população.
Para João Diogo, Engenheiro do Ambiente e responsável do Projeto Guardiões que acompanhou esta ação, é importante continuar a alertar e sensibilizar a população para os comportamentos individuais corretos e amigos do ambiente. “Estamos a falar de zonas da cidade, em que habita muita gente, e onde a poluição e o lixo são bastante visíveis. Pelo que se cada um de nós fizer a sua parte, para além de termos espaços mais limpos e agradáveis, estamos também a contribuir para o bem-estar da nossa comunidade e também para a sustentabilidade do planeta”, afirmou.