Brasileiro inventa máscara que produz electricidade através da respiração (com FOTOS)



O designer industrial brasileiro João Paulo Lammoglia desenvolveu um conceito sustentável que utiliza a respiração para gerar energia eléctrica. O projecto, que possibilita lutar pela sustentabilidade até quando dormimos, venceu o prestigiado prémio Red Dot Award, conhecido como o Oscar do design mundial.

A inovação de Lammoglia foi baptizada de AIRE e possui pequenas turbinas que geram energia com a deslocação do ar através da respiração do utilizador. A energia cinética gerada é então transformada em energia eléctrica e transferida para um gadget através de um cabo USB.

Segundo o designer brasileiro, esse cabo poderá carregar pequenos equipamentos electrónicos, como leitores de MP3 ou telemóveis – iPhone incluído.

“Sempre tive preocupações em relação aos problemas ambientais, por isso tento desenvolver projectos que desafiam os padrões actuais”, explicou o designer.

Apesar de todas as vantagens sustentáveis, o AIRE é ligeiramente claustrofóbico: trata-se de uma máscara que pode ser utilizada enquanto dormimos ou corremos.

“Para além de poupar energia e contribuir para a preservação ambiental, [o AIRE] também encoraja a prática de exercício físico. É uma energia disponível 24 horas por dia, sete dias por semana”, explica João Paulo Lammoglia no seu site. Terá o AIRE sucesso no mercado?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...