Top 10: As maiores raças de cães do mundo



Quando pensamos em cães de grande porte, provavelmente pensamos em feras intimidantes a espumar pela boca e a saltar em direção a nós no parque. No entanto, a realidade no que respeita aos cães de maior porte é muito diferente.

A maioria das raças da nossa lista, como verá, são o epítome da expressão “gigante gentil”. São grandes e fofos ursos de peluche, prontos a sufocá-lo com amor.

Mas também podem ser protectores e guardiões ferozes, prontos a usar a sua força e poder para o ajudar quando necessário.

Aqui estão as maiores raças de cães do mundo de acordo com o peso.

10. Cão de montanha de Berna

@AnetaAp/ Wikimedia Commons

Originários das montanhas da Suíça, estes cães poderosos foram criados para pastorear o gado e vigiar as terras agrícolas. Em média, podem pesar entre 35 e 55 kg.

Esta raça tem marcas distintivas e uma bela pelagem tricolor, que é espessa e os mantém quentes nas condições frias do Inverno. Eles também são extremamente gentis por natureza, tornando-os bons cães de família.

9. Cão pastor de Kangal

@Kangalshepherddog/ Wikimedia Commons

O cão pastor kangal é originário da Turquia, onde foi originalmente criado para ser um protector do gado (particularmente das ovelhas). A sua velocidade e agilidade tornam-no perfeito para se defender dos ataques dos lobos, mas também significa que um kangal domesticado precisa de pelo menos duas horas (!) de exercício por dia.

Em média, esta raça pode pesar entre 40 e 60 kg. Quanto à sua natureza, observa-se que são sensíveis e independentes, formando fortes laços com os humanos.

8.  Cão Lébrel Irlandês 

@Dux/ Wikimedia Commons

Em termos de peso, o wolfhound irlandês pode pesar em média entre 41 e 72 kg e, quando está de pé sobre as patas traseiras, pode ser mais alto do que a maioria dos humanos.

De facto, com quase 2,9 m de altura quando está nas patas traseiras, um wolfhound irlandês de Manchester (chamado Murphy) falhou recentemente por pouco o recorde mundial do cão mais alto do mundo (descubra quem detém o recorde abaixo).

Como o seu nome sugere, derivam de antigas raças de cães de caça da Irlanda. Durante centenas de anos, foram criados principalmente para matar lobos.

7.Cão da montanha dos Pirenéus

@Ромтат Фарм/ Wikimedia Commons

Outra raça de protector de gado da zona francesa dos Pirinéus. Esta raça tem em média entre 55 e 75 kg, e este tamanho ajuda-a a proteger o gado dos ursos e dos lobos. Pense nele como um grande e fofo segurança.

No entanto, esta raça também é amigável com os humanos, especialmente com as crianças. Juntamente com a sua natureza protetora, isto torna-os animais de estimação ideais para a família. Isto é, se não se importar de levar uma pá e um balde consigo quando vai passear.

6. Leonberger

@Charlie Mitchell/ Wikimedia Commons

Estes belos cães, como o nome sugere, são de origem alemã. A sua pelagem espessa e exuberante actua como uma barreira à prova de água, mas requer muita escovagem e cuidados. Como muitos cães desta lista, eles são inteligentes e são bons animais de estimação da família.

Com um peso médio de 41 a 77 kg, esta raça tem também uma juba impressionante à volta do pescoço. Combinada com o seu tamanho, são excelentes cães de guarda, especialmente quando são confundidos com um leão macho.

5. Boerboel

@Jln115/ Wikimedia Commons

O Boerboel é originário da África do Sul – o seu nome significa “cão de quinta”, e é um cão hábil a proteger o gado dos predadores com as suas mandíbulas poderosas e constituição muscular. Em média, podem pesar entre 69 e 91 kg.

Esta raça é uma raça do tipo mastim cruzada com um bulldog. Apesar de serem protetores temíveis, são também cães de família amorosos e leais e são especialmente bons com crianças.

4. Dogue Alemão

@Canarian/ Wikimedia Commons

O grande dinamarquês detém o recorde do cão mais alto de sempre – um indivíduo chamado Zeus media uns enormes 111,8 cm à altura do ombro.

É uma raça um pouco incompreendida. Em primeiro lugar, não é originário da Dinamarca, mas do norte da Alemanha. Em segundo lugar, este cão imponente é, na verdade, muito carinhoso por natureza.

Com alguns deles a pesar 111 kg, podem não ser do agrado de todos, mas tenha em conta que estes cães são incrivelmente leais. São também muito fortes e são ótimos guardiões do seu lar. Talvez seja necessário ter uma casa maior do que a maioria para abrigar um.

3.Terra-nova

@DanDee Shots/ Wikimedia Commons

Calmos, fortes e leais, foram originalmente criados como cães de trabalho para os pescadores do Domínio da Terra Nova (atual Canadá). Eles têm pés palmados e pulmões enormes para ajudá-los a nadar, o que também os torna perfeitos como cães de resgate aquático.

O maior indivíduo pesava 120 kg, mas em média eles geralmente pesam entre 55 e 90 kg. A maior parte desta massa provém dos seus ossos grossos e fortes e da sua constituição muscular.

2. Mastim Inglês

@Томасина/ Wikimedia Commons

Outro gigante da nossa lista, o mastim inglês só não ocupa o primeiro lugar, embora não seja por falta de tentativas. Estes cães poderosos são dóceis por natureza e raramente ladram.

Apesar disso, são excelentes cães de guarda e é mais provável que encurralem um intruso e esperem por reforços do que que o rasguem em pedaços.

Um dos maiores cães alguma vez registados (de acordo com o Guinness Book of World Records, 1989) foi um Mastim Inglês chamado Zorba, que pesava uns incríveis 142 kg.

1. São Bernardo

@Paebi/ Wikimedia Commons

Talvez mais conhecido como Nana do filme Peter Pan da Disney, o São Bernardo é um dos cães de grande porte mais conhecidos do mundo.

O seu nome deriva da passagem do Grande São Bernardo, uma passagem de montanha na Suíça. Aqui foram criados para serem cães de salvamento, ajudados pela sua estrutura musculada. No entanto, contrariamente à crença popular, nunca foram oficialmente equipados com barris de brandy à volta do pescoço.

O São Bernardo mais pesado (chamado Benedictine) pesava uns espantosos 167 kg e detém atualmente o recorde de cão mais pesado de todos os tempos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...