EUA: Agricultores estão a alimentar vacas com doces
A falta de milho, devido à seca que assolou e ainda assola os Estados Unidos, está a levar os agricultores daquele País a alimentarem as suas vacas com doces e outras guloseimas. Segundo o site de notícias WPRI, os agricultores não têm dinheiro para pagar os altos preços do milho e estão a virar-se para alternativas.
“Temos que olhar para outras fontes de nutrientes, para velar pela sobrevivência dos animais”, explicou Joseph Watson, proprietário da Mayfiled’s United Livestock Commodities, no estado norte-americano do Kentucky.
Segundo Watson, as suas 1.400 cabeças de gado já não são alimentadas com milho, devido aos preços altos. Por isso, virou-se para os doces e rebuçados. “Têm uma percentagem mais alta de gordura que a alimentação com milho. É difícil acreditar que funcione, mas já temos resultados positivos para mostrar”.
Watson mistura os doces com um subproduto de etanol e um nutriente mineral. O responsável disse que as vacas não demonstraram ter nenhum problema de saúde por comer os respectivos doces e que estão a ganhar peso, tal como era esperado.
“A ração é balançada para não ter demasiada gordura”, continuou.
O agricultor aproveita-se também do facto de estas serem guloseimas que não estão disponíveis, por uma ou outra razão, para irem para as prateleiras das lojas, por isso são mais baratas que os doces tradicionais.
Veja a reportagem em vídeo.