Os 10 destinos mais vegan e vegetarianos para 2023
Hoje, dia 1 de Novembro, é tudo sobre comida à base de plantas: é o Dia Mundial do Vegano. A dieta vegan tem ganho popularidade nos últimos anos e a tendência continua a aumentar. Talvez seja a ideia de contribuir positivamente para o clima, a preocupação com os animais ou até a saúde, seja qual for o motivo são cada vez mais as pessoas que têm aderido a este estilo de vida e alimentação. No passado, significava muitas vezes comer uma dieta limitada a vegetais, grão ou lentilhas, mas hoje em dia são servidos pratos de fazer crescer água na boca.
A Holidu, o portal de reservas para casas de férias, analisou os dados do website Happy Cow para descobrir quais as cidades com o maior número de restaurantes e cafés vegans e vegetarianos.
Lisboa | 375 restaurantes
Lisboa é a melhor cidade para o vegan e vegetariano com mais de 370 restaurantes. Os restaurantes vegan e vegetarianos, de Lisboa, combinam os sabores clássicos portugueses e mediterrâneos com uma cozinha inovadora e fora do comum. A capital proporciona uma viagem gastronómica para veganos e fãs de comida, desde o charmoso e rústico The Food Temple até ao elegante e moderno Ao 26 – Vegan Food Project, que veganiza a cozinha tradicional portuguesa. Estes restaurantes incentivam a um estilo de vida sustentável, para além de servirem comida deliciosa, tornando a refeição uma experiência inesquecível.
Porto | 151 restaurantes
Em segundo lugar, encontramos o Porto com cerca de 150 restaurantes. Aqui, pode desfrutar de uma cozinha emocionante e audaz. Deixamos os nossos dois restaurantes preferidos que combinam, simultaneamente, sabores deliciosos, sustentáveis e saudáveis: Da Terra e Black Mamba – Burgers & Records. Estes restaurantes estão a redefinir o que a comida vegana pode ser, desde francesinhas veganas a deliciosos bolos à base de plantas. Jantar no Porto é bem mais do que uma simples refeição: é uma aventura gastronómica emocionante que destaca a diversidade e a profundidade da cozinha vegana.
Funchal | 95 restaurantes
No lugar mais baixo do pódio, mas que ainda assim conta com mais de 95 restaurantes, temos o Funchal. Para os amantes da cozinha vegana, o Funchal é o paraíso na terra! Inúmeros restaurantes de vanguarda estão a redefinir a indústria alimentar na cidade. Há uma aventura culinária à espera em cada esquina, desde o apelo rústico do Olives, com os seus pratos veganos inspirados no Mediterrâneo, até ao inovador Vegan Bio, conhecido pela sua fusão de sabores locais e estrangeiros. A cozinha vegan e vegetariana do Funchal garante uma experiência gastronómica excecional, quer seja um vegano convicto ou apenas um interessado pela cozinha!
Lagos | 58 restaurantes
Em quarto lugar na nossa classificação, Lagos. Visite um dos 58 restaurantes veganos desta região para experimentar uma vibrante cozinha vegan! Todos os restaurantes estão a desafiar os limites da alimentação vegetariana, desde variações veganas da cozinha tradicional algarvias até à cozinha de fusão. Prepare-se para uma experiência culinária fantástica, quer esteja a tomar um pequeno-almoço vegan num café acolhedor, a saborear um jantar gourmet com vista para o mar ou a deliciar-se com uma sobremesa rica sem lacticínios.Experimente o restaurante Goldig, um bistro vegetariano que serve pequeno-almoço e um prato vegan diário ao almoço. Também vende pão vegan, bagels e bolos feitos diariamente com farinhas e grãos 100% orgânicos.
Albufeira | 53 restaurantes
A meio da nossa classificação, contando com 53 restaurantes vegan e vegetarianos, temos Albufeira. Imagine saborear uma feijoada vegan ou um caril de legumes cremoso, tudo isto enquanto desfruta da vista deslumbrante da costa de Albufeira. Quer seja um vegan convicto ou, apenas, um novo interessado neste grande mundo, os restaurantes vegetarianos de Albufeira prometem não o dececionar. Descubra o Veggie Momi, um pequeno e encantador café que serve batidos, bolos, prato do dia, pizza, sobremesas e vende, ainda, produtos de mercearia e cosméticos veganos.
Veja aqui o estudo completo.