ASPEA recebe Secretário de Estado do Ambiente em Aveiro para encerramento do Festival dos Rios



O Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, vai marcar presença amanhã (sábado), dia 3 de agosto, pelas 17h00, na sessão de encerramento do Festival dos Rios, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) na freguesia de Eixo e Eirol em Aveiro, foi divulgado em comunicado.

O Festival dos Rios, realizado no âmbito do projeto ERASMUS + “River of IDEas” (RIDE) vai contar, ainda, com a presença do Chefe de Divisão de Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), Augusto Serrano, na mesa-redonda “Participação ativa dos jovens e da comunidade na proteção e valorização dos ecossistemas ribeirinhos”. A mesa-redonda vai contar também com a presença de representantes do ICNF, das Águas da Região de Aveiro e da associação BioLiving.

O Festival dos Rios marca o fim do projeto que teve como objetivo trabalhar com várias comunidades ribeirinhas, principalmente com os mais jovens, na redescoberta dos valores histórico-culturais e ambientais inerentes aos rios e na promoção da cidadania e participação ativa na conservação e regeneração desse mesmo património.

Os resultados do RIDE serão integrados na estratégia do Projeto Rios, projeto de ciência cidadã que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais.

O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto considera que “Projetos como o RIDE e o Projeto Rios são importantes para envolver as comunidades locais na preservação dos rios e afluentes, permitindo-os conectar com os ecossistemas ribeirinhos que os rodeiam. Nesse sentido considera-se crucial o envolvimento destas comunidades nos projetos de reabilitação de 214 quilómetros de rios e afluentes, recentemente anunciados pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho”. O dirigente associativo acredita que o Projeto Rios tem sido e continuará a ser de extrema importância no auxílio da reabilitação dos rios portugueses e na aplicação da Lei do Restauro da Natureza em território nacional, através da sua metodologia de cidadania ativa e aproveitando o potencial da plataforma de georreferenciação criada para o efeito.

O envolvimento com a comunidade local

O projeto RIDE envolveu a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Eixo na monitorização do estado de saúde do ecossistema do ribeirinho da Balsa adotando a metodologia do projeto Rios, assim como promoveu debates dedicados ao futuro dos nossos rios, o desenvolvimento de laboratórios de ideias para melhoria dos ecossistemas e a criação de um concurso de composições artísticas.

O Festival dos Rios pretende envolver ainda mais essa comunidade e a restante comunidade local. Para tal, a manhã do evento, a decorrer no Parque da Balsa-Eixo, vai ser dedicada a caminhadas interpretativas ao longo da ribeira da Balsa, jogos populares e uma oficina dedicada às espécies invasoras, com o objetivo de promover o contacto da comunidade local com o ecossistema ribeirinho da Balsa.

A tarde, que decorrerá no Centro Cultural de Eixo e terá transmissão online, será dedicada à apresentação do projeto RIDE, à apresentação das atividades desenvolvidas em conjunto com a Escola EBI de Eixo e ao debate de ideias junto da comunidade local presente no evento, contando com a presença de autoridades do Governo Central e atores locais.

O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...