Já comprou algum produto com o selo FSC? Saiba o que ele quer dizer (com VÍDEO)
Promover o selo FSC e motivar os consumidores a comprarem produtos certificados. Este é um dos grandes desafios de Nuno Calado, o presidente da FSC Portugal, mas também das marcas e empresas como a Tetra Pak, que vêem nesta certificação uma vantagem ambiental – a garantia que temos uma matéria-prima renovável – mas também competitiva.
“Sempre que um consumidor vir um produto que tem este símbolo e marca, ele tem a garantia que esse produto é oriundo de matérias-primas que foram produzidas com princípios de gestão floresta responsável”, explica Nuno Calado na reportagem abaixo.
Em Portugal existem já alguns produtos com esta marca, apesar de este ser um território que ainda precisa de muito trabalho. E não falamos apenas de embalagens, apesar de ser aqui que o selo FSC é mais visível. Material de escritório, rolhas de cortiça ou mobiliário são alguns dos produtos que já têm, em Portugal, o selo FSC.
“Começámos com as questões ligadas à reciclagem e o aumento da quantidade de embalagens enviadas para reciclagem, o que é um factor base para quem quer ter um posicionamento na área ambiental”, afirma a directora de comunicação da Tetra Pak, Vera Norte.
Saiba tudo sobre a relação entre a FSC Portugal e a Tetra Pak, assim como todas as iniciativas ambientais da multinacional no Protege o que é Bom.
A Tetra Pak encara o selo FSC como uma “decisão estratégica”, o que a leva a absorver o custo desta certificação – e não passá-lo aos clientes.
Recentemente, de acordo com a responsável, a multinacional pegou no facto de as suas embalagens serem de cartão, uma matéria-prima reciclável, para garantir uma “vantagem competitiva” sobre os seus principais concorrentes. O cartão, de resto, representa ainda uma menor pegada ecológica.
“A certificação garante-nos que as árvores que utilizamos para o fornecimento da nossa matéria-prima cartão são geridas de forma sustentável. Nas três vertentes: social, ambiental e económica”, conclui Vera Norte.
A FSC é uma organização independente, não-governamental e sem fins lucrativos, que tem como objectivo a promoção da gestão responsável das florestas. Está presente em Portugal há seis anos e já certificou 300 mil hectares de floresta portuguesa. Um número, ainda assim, considerado insuficiente pelos principais players do sector da floresta, que são diariamente confrontados por pedidos de produtos certificados, sobretudo além-fronteiras.
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