Tetra Pak e Keter lançam vasos feitos a partir da reciclagem das embalagens de cartão para bebidas
A Tetra Pak, líder mundial em soluções de embalagem e processo alimentar, e a Keter, líder no fabrico de mobiliário e na criação de soluções de estilo de vida sustentável para casa e jardim, juntaram-se para lançar uma linha inovadora de vasos de design feitos com até 98% de pellets de polietileno e alumínio (polyal), um material reciclado proveniente de embalagens de cartão para bebidas usadas recicladas, que está agora disponível nas lojas Leroy Merlin, em Portugal e Espanha, e na Bauhaus, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o lançamento do modelo Wood Planter é o primeiro desta gama de vasos, que faz parte da iniciativa “Planta o Futuro”, um projeto conjunto que promove a economia circular, transformando os resíduos em matérias-primas valiosas para fabricar produtos úteis e duradouros.
Esta colaboração “é um exemplo tangível do impacto positivo que a reciclagem pode ter na redução dos resíduos de plástico e na sua revalorização como matéria-prima de grande valor e qualidade para novas utilizações”. Além disso, este lançamento é apenas o ponto de partida, uma vez que, em breve, serão incorporados novos modelos de vasos que aumentam a percentagem de pellets de polyal na sua composição para 100%, reforçando assim o compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
A utilização de pellets de polyal provenientes de embalagens de cartão para bebidas recicladas no fabrico destes vasos reduz os resíduos e diminui a necessidade de extração de recursos naturais finitos. Este processo também reduz as emissões de carbono associadas ao fabrico de novos materiais, beneficiando assim o meio ambiente.
O desafio assumido no processo de reciclagem e fabrico destes vasos foi reconhecido por diversas entidades de prestígio. Entre estas está a Solar Impulse, uma organização sem fins lucrativos, que distinguiu este projeto ao incluí-lo na sua categoria exclusiva “Solução em Destaque”, destacando-o como uma iniciativa inovadora que contribui significativamente para a proteção do meio ambiente, a redução das emissões e a otimização da utilização dos recursos naturais.
O Instituto Aragonês de Desenvolvimento também endossou este compromisso ao atribuir o Prémio RSA de Sustentabilidade de 2024, sublinhando assim a relevância e o impacto positivo do projeto, desenvolvido na fábrica da Keter em Saragoça.
“O nosso compromisso com a economia circular de baixo carbono leva-nos a embarcar em projetos como este, que mantêm em circulação os materiais reciclados das nossas embalagens e lhes dão uma segunda vida. Quando empresas de diferentes áreas trabalham em conjunto, potenciam os pontos fortes de cada uma e geram soluções inovadoras, desde a conceção de produtos feitos a partir de materiais reciclados até à criação de novas aplicações”, explica Virginia Rodriguez, Head of Sustainability da Tetra Pak Iberia.
Além dos benefícios ambientais, este projeto promove a indústria de reciclagem e estimula o mercado de materiais reciclados, gerando emprego local e reforçando a criação de uma infraestrutura de gestão de resíduos mais forte.
María Jesús Esteve, diretora geral da Keter Southern Europe, sublinha o papel do consumidor no sucesso destas iniciativas. “Na Keter, trabalhamos para criar produtos com materiais sustentáveis a preços competitivos, que não são apenas funcionais e atrativos, como também inspiram uma mudança com impacto positivo. Ao escolher estes vasos, os consumidores levam para casa um produto inovador e tornam-se agentes ativos na proteção do meio ambiente e no apoio à economia circular”.
Modelo Wood Planter: Inovação e design sustentável
O modelo de vasos Wood Planter está disponível nas lojas Leroy Merlin, de Portugal e Espanha, e na Bauhaus, em dois tamanhos (29,5 x 29,5 x 29,7 cm e 39,5 x 39,5 x 39,5 x 39,5 cm) e em duas opções de cores: verde e preto ou preto. A textura inspirada na madeira confere-lhe uma estética elegante e versátil, adequada a qualquer espaço, interior ou exterior.
Cada vaso grande reutiliza a quantidade de polyal correspondente a 166 embalagens de cartão para bebidas recicladas e os mais pequenos a quantidade de polyal correspondente a 75 embalagens de cartão para bebidas recicladas, demonstrando o impacto positivo que as escolhas de consumo responsável podem ter.