Site agrega casas devolutas e abandonadas de Portugal



Chama-se GeoDevolutas e é um site que pretende agregar todas as casas devolutas existentes em Portugal. O site, que utiliza um mapa para localizar as habitações, já tem 163 casas inscritas – 98 em Lisboa e 65 no Porto – mas pede ajudar aos cidadãos para adicionarem mais no mapa.

O GeoDevolutas é um projecto do Transparência Hackday Portugal, que procura “dar um contributo à mudança nas políticas urbanísticas em Portugal”.

“Concentramo-nos nas propriedades devolutas e abandonadas, responsáveis por uma situação calamitosa sobretudo nas grandes cidades. O resultado desta proliferação é a desertificação e consequente degradação dos centros urbanos”, explica o Transparência Hackday Portugal.

O site procura mapear as casa devolutas, podendo, numa segunda fase, ter um panorama concreto da realidade portuguesa. Qualquer cidadão pode ajudar o projecto, colocando as casas devolutas ou abandonadas da sua cidade, vila ou aldeia.

O GeoDevolutas pretende ainda “facilitar a mudança no estado actual” das habitações. Mas, para chegarmos a essa fase, é necessário mapear as casas. O projecto lista ainda programas de apoio ligados a este tema, como a Iniciativa Jessica, o Recria, do Recriph, o Rehabita e o Solarh.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...